65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política
Bravas companheiras! Representações comunistas do feminino em O Momento (1945-1947)
Iracélli da Cruz Alves - Universidade do Estado da Bahia - UNEB
INTRODUÇÃO:
A pesquisa investigou algumas das representações do feminino constantes nas páginas do periódico baiano O Momento, entre os anos de 1945 e 1947, na perspectiva de compreender como o órgão de imprensa da seção baiana do Partido Comunista do Brasil (PCB) representou as mulheres em um momento significativo de transformações da sociedade brasileira. A investigação nos permitiu perceber que os articulistas de O Momento chamaram a atenção das mulheres baianas sobre a necessidade de engajamento na luta pela democracia. Observa-se, também, que os dirigentes comunistas estavam atentos à condição de subjugação do feminino e alertavam para a necessidade de libertação das mulheres. Não obstante, o partido reproduziu alguns valores que reforçaram o papel feminino tradicional, que não se afinaram com sua orientação marxista. Este posicionamento pode ser compreendido a partir do universo cultural em que os militantes se formaram. A Pesquisa é relevante, por considerar que a construção das diferenças sexuais é histórica e culturalmente determinada. Esta concepção possibilita a desnaturalização das representações cristalizadas no imaginário social (RAGO, 2010, p. 93). Ademais, a investigação contribui para ampliar o conhecimento da história do Partido Comunista do Brasil.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Discutir algumas das imagens femininas elaboradas pelos comunistas durante meados da década de 1940, na perspectiva de compreender como o PCB baiano representou as mulheres e como as militantes atuaram politicamente no período estudado.
MÉTODOS:
A pesquisa estruturou-se a partir de quatro momentos fundamentais. Em primeiro lugar, procedemos a leitura das obras e dos textos que compõem o arcabouço teórico da pesquisa. Na sequência, analisamos as obras relacionadas à história do PCB e da imprensa comunista no contexto da década de 1940, atentando para a atuação feminina, tanto no partido quanto na imprensa. Em terceiro lugar, localizamos e investigamos fontes jornalísticas e documentais, na perspectiva de evidenciar novos vestígios históricos sobre a participação política das mulheres durante o período estudado. Finalmente, sistematizamos os resultados da pesquisa sob a forma de comunicações e um artigo publicado em periódico eletrônico. Quanto à pesquisa bibliográfica, buscamos, inicialmente, integrar o subprojeto ao conjunto da pesquisa. Em seguida, realizamos discussões sobre os aspectos teóricos e metodológicos que vinculam o projeto principal aos planos de trabalho. Além das leituras, realizamos a pesquisa em fontes jornalísticas ao Setor de Periódicos Raros da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, onde se encontram depositados exemplares de O Momento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a pesquisa elaboramos trabalhos acadêmicos. O primeiro, Só unidas as mulheres resolverão seus problemas! Representações femininas em O Momento (1945-1947) foi apresentado no II Simpósio de História Regional e Local, em Santo Antônio de Jesus. O segundo foi um artigo científico, O célebre Miranda: aventuras e desventuras de um militante comunista entre a história e a memória, publicado em Praxis: Revista eletrônica de História e Cultura. O terceiro, As mulheres devem organizar-se para saírem da escravidão! O PCB convoca as mulheres à luta pela democracia (1945-1947), foi apresentado na II Semana de História da UNEB – Campus II. O quarto foi o artigo O PCB convida as mulheres à luta pela democracia! Representações femininas em O Momento (1945-1947), apresentado no VI Encontro Estadual de História – ANPUH-BA, em Ilhéus. Em seguida, elaboramos o trabalho Mulheres Comunistas na luta pela democracia: representações femininas em O Momento (1945-1947), apresentado na XVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB, publicado sob a forma de resumo expandido nos Anais do evento. A pesquisa contribuiu, também, para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Bravas Companheiras! representações do feminino em O Momento (1945-1947), e para a aprovação no PPGH da UEFS.
CONCLUSÕES:
O trabalho realizado durante a pesquisa nos permite afirmar que a investigação se desenvolveu de acordo com as expectativas e já temos uma compreensão maior acerca de algumas das representações do feminino construídas pelos articulistas de O Momento, evidenciando a participação feminina no PCB. A leitura das matérias deixou evidente que na década de 1940, na Bahia, algumas mulheres se filiaram ao PCB e atuaram na luta pela democracia. Os pecebistas buscaram apresentar à parcela feminina da sociedade baiana um caminho legítimo para conquista da independência. Neste sentido, o partido assumiu uma postura avançada para a época, pois questionou alguns padrões de gênero tradicionais. Não obstante, o discurso estava pautado em valores patriarcais compartilhados pela sociedade brasileira do período, o que é compreensível, ao considerarmos o universo cultural em que os militantes comunistas se formaram. Notamos que, ao descrever a importância da atuação política feminina, o PCB reservou às mulheres o seu papel “natural” da mãe, esposa ou irmã. O encaminhamento da pesquisa nos permitiu observar, também, que o jornal analisado reservou espaços para que as mulheres pudessem se expressar e encontramos diferenças nos discursos femininos em comparação aos masculinos.
Palavras-chave: Mulheres, Comunismo, Representações.