65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
ESTUDO DE CONSTRUÇÃO DE UM CHASSI PARA UM VEÍCULO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – ECOCTISM
Cyro Rei Prato Neto - Tecnologia em Fabricação Mecânica - UFSM
Jonaz Braz - Tecnologia em Fabricação Meânica - UFSM
Lucas Cremonese Ferrari - Tecnologia em Fabricação Mecânica - UFSM
Gilmar Vogel - Prof. Ms. Orientador
INTRODUÇÃO:
Abordar os métodos utilizados para a construção de um chassi para o veículo de eficiência energética 2012, também a escolha do material adequado para a competição do veiculo.Para isso consideramos o método construtivo,aerodinâmica,peso,sistema de direção, rodas , freio, carenagem, transmissão, materiais e processos de fabricação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar o esboço do chassi de um veículo de eficiência energética, de acordo com o material indicado através do estudo .
MÉTODOS:
Através do estudo algébrico e numérico parametrizou-se o tipo de material para a construção do chassi.Na análise algébrica executamos princípios de Resistência dos Materiais como os esforços e o momento fletor.
No estudo numérico decidiu-se utilizar as ferramentas de Desenho Assistido por Computador (CAD) e Engenharia Assistida por Computador (CAE), ambos os suplementos do software SolidWorks. Salientando outro fator, foi o fornecimento de dados para corte e otimização das barras, com isso na solda das mesmas alcançou um ótimo resultado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
: Optou-se por distribuir igualmente nas três rodas, a massa do piloto, e demais componentes. A massa do piloto por regulamento não podendo ser inferior a 50kgf e o veículo em torno de 30kgf.Determinamos o somatório na das forças na qual obtemos o valor de 40kgf.Após determinamos o CG( centro de gravidade ) no qual obtemos o resultado de 0,51m do eixo dianteiro. Em uma terceira análise determinamos o momento fletor do chassis nos pontos em que as forças foram aplicadas o valor Maximo encontrado 144 N.m exatamente a 0,51m do eixo dianteiro.
No método de escolha do material do chassis, após análise o resultado mais próximo é da barra quadrada de 25mm.Pois a tensão admissível é de 166,54 Mpa, abaixo da tensão de ruptura do material.Esse estudo foi realizado em todo o chassi do veículo.
CONCLUSÕES:
Através do principio da estática, os resultados obtidos serviram como parâmetro para a analise de simulação numérica.Os resultados na simulação numérica foram de extremamente decisivos para a validação dos cálculos anteriores, através dos mesmos foi decidido quais materiais seriam empregados na fabricação do chassi no véiculo de eficiência energética.
Palavras-chave: Veículo, Chassi, Esforços.