65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Educação Ambiental: a coleta seletiva na comunidade Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal/IFRO
Cesar Boscato de Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Heder de Souza Inácio - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Larissa Souza de Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Paulo Ricardo de Camargo - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Renata da Rocha Ribeiro - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Sérgio Nunes de Jesus - Prof. Dr./Orientador - Instituto Federal de Rondônia/IFRO
INTRODUÇÃO:
A realização da coleta seletiva do lixo é caráter relevante para a sociedade moderna, partindo dessa premissa, é valido conscientizar a comunidade escolar da necessidade de programar ações práticas para disseminar esse beneficio ao meio ambiente. O público-alvo desse projeto é a conscientização dos servidores públicos do Campus Cacoal, pois entendemos que, ao orientar os educadores, técnicos e administrativos a instituição obterá ganho ambiental, bem como programar um trabalho contínuo quiçá na IES como um todo (demais Campi) no Estado de Rondônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem por finalidade apresentar de maneira sustentável a importância do conhecimento da educação ambiental no Campus Cacoal/IFRO.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado nos encontros do grupo de Pesquisa Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia, sob a orientação do professor Sérgio Nunes de Jesus, com os alunos do 3º, dos cursos Técnico em Agroecologia e Agropecuária, do Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO, com o projeto SBPC 2013: Ensino – Pesquisa – Extensão. A base metodológica da pesquisa foi estabelecida a partir de leituras bibliográficas, especialmente sobre preservação ambiental; como também vistoria in loco para identificar qual destino final do lixo; classificação do lixo orgânico e inorgânico e o fomento na participação dos servidores em palestras e oficinas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados foram obtidos por meio da disseminação de ideais que orientaram o conhecimento sobre a coleta seletiva do lixo. A partir daí, observou-se também que houve uma considerável melhora na comunidade escolar e, consequentemente, no Campus. A coleta seletiva também auxiliou na diminuição de doenças epidêmicas e enfatizou a produção cultural e artística com matérias recicláveis ao longo do trabalho no Campus.
CONCLUSÕES:
As aplicações práticas das ações de vida, conhecidas como os três R’ (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), contribuíram de maneira expressiva para uma Educação Ambiental no Campus. Com esse projeto, pode-se notar que, os materiais que não apresentaram nenhuma utilidade para quem descarta, para outro, pode-se tornar matéria-prima para um novo produto.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Campus Cacoal.