65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
GASTRÓPODES ASSOCIADOS AO FITAL DE MACROALGAS DE TAMANDARÉ, PERNAMBUCO
Jéssica Wanessa Bartilotti Torres Wanderley - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Artur Fagner Tavares Rangel - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Rafael Miranda de Tavares - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Everthon de Albuquerque Xavier - Depto.de Ciências Biológicas - FAFIRE
Andrea Karla Pereira da Silva - Profª. Drª./Orientadora - Depto.de Ciências Biológicas – FAFIRE/UPE
Múcio Luiz Banja Fernandes - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas – FAFIRE/UPE
INTRODUÇÃO:
No ambiente marinho, muitas espécies de invertebrados ou vertebrados, habitam em “pequenos ecossistemas” formados por associações de macrófitas e animais, que proporcionam alimento, proteção e uma variedade de habitats. Essas interações dão origem a um ambiente particular com características próprias (ALVES,1991). Que pode ser chamado de fital. Nesses ambientes encontra-se uma zona de produção e grande transferência energética (ALVES,1991). Segundo Muniz et al.(2011), dentre os indivíduos que habitam o fital, o filo dos moluscos constituem um dos grupos dominantes da macrofauna vágil.
A praia dos Carneiros possui um grande fluxo de pessoas devido a sua beleza natural e ao grande número de restaurantes e pousadas. A praia é protegida por grandes faixas de recifes, onde é possível encontrar diversas macroalgas. Assim, com o levantamento e identificação de do ecossistema fital (a macrófita e a fauna a ela associada) pode-se melhor compreender as modificações e impactos causados a um ambiente. As informações adquiridas por meio dessa pesquisa são importantes para ampliar o conhecimento sobre os diversos processos costeiros naturais, e também auxiliam na formulação de programas de proteção e preservação de uma área costeira.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os gastrópodes presentes associados à macroalgas da praia dos Carneiros (Tamandaré - PE), analisando suas frequência e dominância.
MÉTODOS:
A praia dos Carneiros está localizada no município de Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, a cerca de 115 km do Recife e possui, aproximadamente, 6 km de extensão. A coleta foi realizada no mês de maio de 2012, onde obteve-se 04 amostras. A macroalga foi retirada do substrato com a ajuda de uma espátula, enquanto estava envolta por um saco plástico para evitar a fuga dos animais. O material foi identificado e encaminhado ao Laboratório de Zoologia da FAFIRE, onde foi realizada a triagem inicial, com especial atenção aos representantes da classe Gastropoda.Todo os animais foram identificados com ajuda de bibliografia especializada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram encontrados 92 exemplares de gastrópodes distribuídos taxonomicamente em 11 espécies, distribuídas em 06 famílias. Esses gastrópodes foram encontrados em dois tipos de macroalgas, a Padina gymnospora (Algas foliáceas com talos em forma de ventarola ou leque) e a Sargassum vulgare (Algas que formam ramos, elípticos e lanceolados), ambas algas Phaeophytas (Ochrophytas). Nessas mesmas macroalgas pode-se notar a presença de uma macroalga epífita, a Dictyopteris delicatula, que aumenta a complexidade do ambiente garantindo mais proteção e alimento aos animais.
Através do cálculo de Frequência e o sistema de intervalos de frequência propostos por Bodin (1977 apud ALMEIDA, 2007) percebeuse que, entre essas espécies a Batillaria minima e a Eulithidium thalassicola foram as mais freqüentes entre as amostras. A espécie Eulithidium affine pode ser considerada como uma espécie comum, já as espécies: Anachis catenata, Anachis lyrata, Columbella mercatoria, Heliacus bisulcatus, Leucozonia ocellata, Mitrella argus, Mitrella ocellata e Tegula viridula, foram todas consideradas como espécies ocasionais devido as suas pequenas quantidades. Sobre a dominância entre as espécies foi possível notar que a Eulithidium thalassicola foi a espécie de maior dominância entre as outras.
CONCLUSÕES:
A Eulithidium thalassicola,espécie que apresentou maior dominância e freqüência, é um gastrópode de hábito onívoro (herbívoro e carnívoro), que costuma viver associado à animais, pedras e macroalgas. Sua abundância revela uma melhor adaptação dessa espécie aos tipos de macroalgas encontradas. As outras espécies de freqüência moderada também demonstram essa adaptação. Os resultados também podem sugerir que as espécies com frequência ocasional (rara) e baixa dominância poderiam estar nessas espécies de macroalga de forma acidental ou apresentando novos processos adaptativos para este sistema fital.
Palavras-chave: Mollusca, Macroalgas, Tamandaré.