65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
GESTÃO TERRITORIAL E COMÉRCIO VAREJISTA NA FORMAÇÃO DE CENTRALIDADES NO DISTRITO FEDERAL: O CASO DE TAGUATINGA
Juliana Andrade Lee - Depto. de Geografia - UnB
Lucia Cony Faria Cidade - Profa. Dra./Orientadora - Dpto. de Geografia - UnB
INTRODUÇÃO:
Na fase atual do capitalismo monopolista o grande capital, em expansão, demanda novos espaços e novos mercados. Assim as cidades passam por mudanças em sua organização espacial, entre as quais a descentralização de atividades econômicas. Vem ocorrendo um processo de expansão urbana, seguida por uma nova orientação na localização das atividades econômicas, em alguns casos com a criação de novas nucleações ou ainda subcentros. No caso do Distrito Federal, há nucleações, como Taguatinga, com características de subcentros de comércio e serviços. Embora conte com grandes equipamentos e shopping centers, caracteriza-se predominantemente por comércio do tipo tradicional. O presente trabalho tem como referência a organização espacial urbana e a formação de novas centralidades no Distrito Federal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é analisar a produção do espaço urbano, estudando o papel do comércio varejista na formação de uma centralidade em Taguatinga.
MÉTODOS:
A análise se estrutura na escala do Distrito Federal, em uma aproximação mais geral; e na escala Taguatinga, em uma aproximação mais específica. Observa-se o tema planejamento e setor terciário na organização do espaço, em uma Fase de antecedentes (1956-1985) e em uma Fase contemporânea (1986-2012). Sobre o papel do planejamento na organização espacial do Distrito Federal, foram feitas análises a partir de estudos históricos, análises bibliográficas, de planos e projetos relacionados à organização espacial, na escala do Distrito Federal. Para compreender o papel da gestão do território nas atividades econômicas em Taguatinga e o papel do comércio varejista no estabelecimento de uma centralidade nesta Região Administrativa, foram feitas visitas à Administração Regional de Taguatinga e consultas, entre outras fontes, ao Plano Diretor Local de Taguatinga de 1997.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na Fase de antecedentes, o Plano Piloto concentrava a grande maioria de empresas e empregos, enquanto as cidades satélites tinham participação pouco expressiva. Na Fase contemporânea, enquanto o Plano Piloto segue concentrando grande número de empresas do Distrito Federal, Taguatinga ocupa o segundo lugar, com empresas no setor de comércio e no subsetor comércio varejista. Enquanto o Plano Piloto concentra ainda a grande maioria do total de empregos no Distrito Federal, Taguatinga apresenta uma participação relativamente significativa, particularmente no setor de comércio. Boa parte da população ocupada de Taguatinga trabalha na própria Região Administrativa; em seguida vem o Plano Piloto que gera emprego para parte da população ocupada de Taguatinga. Observa-se que na análise da questão dos empregos a centralidade exercida por Taguatinga ainda é modesta, não competindo de forma substancial com o Plano Piloto.
CONCLUSÕES:
Na Fase de Antecedentes, a distribuição de estabelecimentos e empregos do Distrito Federal manteve forte concentração no Plano Piloto. Na Fase contemporânea, embora com relativa redução, o padrão tende a se manter. A localização, nessa área, de grande parte das atividades do setor público reforça o desenvolvimento dos setores de comércio e de serviços. Taguatinga cresceu com grande diversificação no comércio, principalmente varejista, e se tornou uma cidade autossuficiente em vários aspectos, exercendo grande influência sobre as demais regiões administrativas e cidades do entorno. Entretanto a centralidade exercida ainda se mostra bastante dependente da centralidade principal, o Plano Piloto. Suas atividades econômicas ainda não formam uma nova centralidade com peso suficiente para significar uma hegemonia equivalente à do centro principal. Mostra-se, assim, como uma centralidade incompleta, ou em formação.
Palavras-chave: Centralidades, Subcentro, Taguatinga/DF.