65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
ANÁLISE DISCURSIVA DE “TIRINHAS” SOBRE RELIGIÃO
Rainê Gustavo Nunes da Silva - Depto. de História – UESB
Ana Clara de Oliveira Meneses - Depto. de História - UESB
Edvania Gomes da Silva - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Estudos Linguísticos e Literários - UESB
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que faz parte de um subprojeto intitulado “Religião e humor: análise discursiva de tirinhas”. Este subprojeto estuda a relação entre humor e religião com base na análise de tirinhas que versam sobre temas ligados à religião. Trata-se de analisar as chamadas “tirinhas religiosas”, bem como as chamadas “tirinhas céticas”, pois, neste último caso, trata-se de um contra-discurso ligado, em alguma medida, ao campo religioso. O corpus é composto de tirinhas coletadas na internet. Procuramos verificar no referido corpus quais discursos circulam acerca das religiões e quais discursos encontram-se materializados nos dados, os quais se vinculam também ao campo do humor. Perguntamos ainda: qual a relação dos estereótipos presentes nas tirinhas com a memória coletiva? Para responder a essas questões, recorremos ao arcabouço teórico da Escola Francesa de Análise de Discurso.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar quais estereótipos se encontram materializados nas tirinhas analisando a relação destes estereótipos com a memória social, a fim de conferir em que medida os discursos materializados nas tirinhas se relacionam com humor, com o discurso religioso e com o discurso político.
MÉTODOS:
Para este trabalho, que apresenta uma síntese dos resultados da pesquisa, fizemos análises de duas tirinhas retiradas de blogs disponibilizados na internet, quais sejam: http://vidadesuporte.com.br/ e http://diversidadecatolica.blogspot.com.br/2012/03/guest-post-padre-quer-conversar.html. Nesta análise, verificarmos: i) os discursos que a cenografia da tirinha materializa e quais posicionamentos discursivos ela reforça; ii) os deslizamentos de sentido presentes nos enunciados verbais das histórias em quadrinhos (HQ’s); iii) o modo como o enunciador produz o efeito de humor; iv) o efeito irônico como elemento importante para captação do discurso formatado v) o(s) efeito(s) de sentido produzido(s) na(s)/pela(s) tirinhas. Para tanto, tomamos de empréstimo os conceitos de cenografia, interdiscurso, ironia e ethos de Dominique Maingueneau (2006), bem como outros conceitos da Análise de Discurso, como o de efeito de sentido, conforme proposto por Pêcheux (1969) e retomado, entre outros, por Possenti (2004). Estes conceitos são importantes, pois, ao analisarmos as tirinhas, levaremos em conta não o sentido, como algo pronto e acabado, mas os diferentes efeitos de sentido, que só são possíveis de serem verificados quando levamos em consideração a relação entre língua e história.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados mostraram que o humor presente nas tirinhas materializa discursos que questionam princípios, crenças e valores religiosos, mas que também mostram a força e a relevância do discurso religioso na formação da sociedade e na relação do homem consigo mesmo. É válido salientar que por ser uma pesquisa em que se trabalha com o humor, entendemos que, pelo humor, o enunciador mostra sua visão de mundo e convida o leitor a partilhar de suas experiências, desempenhando assim um papel de formador de opinião, o que destaca ainda mais a importância de se estudar os quadrinhos enquanto ferramentas discursivas de transformações sociais. Além disso, tanto o humor quanto o campo religioso são, segundo Possenti (2004), dados rentáveis e, portanto, mostram que “o enunciado é raro, embora sejam infinitas suas interpretações” (POSSENTI, 1996, p.204).
CONCLUSÕES:
As análises mostraram que os discursos, graças à ação do interdiscurso, constituem-se na relação entre diferentes campos, como ocorre com os dados aqui analisados, os quais se constituem na relação entre os campos religioso e humorístico. Nesse sentido, ao reforçar estereótipos religiosos que circulam na sociedade por meio do humor, o enunciador das tirinhas (que não é o indivíduo empírico, mas um lugar discursivo) mostra-se não como “criador” dessas imagens cristalizadas, mas como responsável por uma das formas de circulação desses estereótipos, uma vez que as tirinhas reativam memórias ligadas a concepções acerca da religião e de seu caráter, em alguma medida, moralizante.
Palavras-chave: Discurso Religioso, Humor, Estereótipos.