65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
INSERÇÃO PEDAGÓGICA DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Nélio Martins da Silva Azevedo Sasaki - Universidade do Estado do Amazonas
Mateus Carlos Trindade Sarmento - Universidade do Estado do Amazonas
Gisele de Souza Mota - Universidade do Estado do Amazonas
Jussara Coelho Gomes - Universidade do Estado do Amazonas
Adriano Márcio dos Santos - Universidade do Estado do Amazonas
Antônio Leocádio Martins Ferreira - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Muito se fala em inserir a Astronomia na grade curricular do ensino médio como disciplina regular. Entretanto, este artigo visa trazer a luz da comunidade científica alguns aspectos relevantes no ensino de Astronomia em uma escola pública. Para isso, aborda-se a temática e usa-se ou imagina-se uma escola pública real. Nada de escola pública modelo. Mesmo porque, das 28 escolas públicas de Parintins, nenhuma conseguiu alcançar o índice 5,0 no ideb.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar a viabilidade da Astronomia como disciplina regular no ensino médio.
MÉTODOS:
Ao checar-se o que dizem o PCNEM e o DCNEM, nota-se que os professores de física das escolas públicas parintinenses não estão habituados a trabalharem uma física interdisciplinar e muito menos multidisciplinar.
O que prevalece, ainda, é o esquema tradicional lousa e giz. E dependendo da escola, o uso demasiado de slides. Sem muito embasamento e quase nada de experimentação. Passou-se vários relatórios, e tanto professores quanto estudantes não conseguiram responder satisfatoriamente às questões.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que o perfil do docente em física é deixar conceitos da Astronomia para outros colegas, normalmente, os professores de Geografia. O máximo que os professores de Física fazem é falar de gravitação e dizer que esta se resume em Astronomia, o que não é verdade.
CONCLUSÕES:
Falta mais preparo ao nossos docentes e um planejamento voltado mais especificamente à realidade de nossos estudantes.
Palavras-chave: ENSINO DE ASTRONOMIA, PCEM, Grade curricular.