65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
POEMÁTICA – UM ALUMBRAMENTO DE SABERES COM SABOR DE POESIA
Lucélio Silva de Barros - Graduando do Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Alana Oliveira de Sousa - Graduanda do Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Nayana de Sousa Silva - Graduanda do Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
Edmilson Moreira Rodrigues - Prof. Msc./ Orientador: Curso de Linguagens e Códigos - UFMA
INTRODUÇÃO:
Sabedores que somos de que a leitura e a escrita, do texto poético, são trabalhadas aleatoriamente e de forma não lúdica, nas escolas do ensino médio, ofertamos uma oficina, como parte das propostas do projeto POEMÁTICA, interativa e dinâmica, cujo objetivo foi despertar o prazer pela leitura e escrita do soneto, tendo como modelo sua estrutura. Orientados pelos teóricos que trabalham o tema leitura, o ampliamos à luz do texto poético, amparados em poetas e teóricos da área. As atividades tiveram como eixo norteador a experiência, pouca é verdade, dos alunos com o texto poético, resultando assim, um trabalho mais profundo de leitura, e, ao depois, de criação poética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho tem por objetivo apresentar à sociedade acadêmica os resultados alcançados na Oficina de poesia na 64ª reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Chapadinha – MA, aos alunos da escola C. E. Raimundo Araújo do Ensino Médio. Tais atividades são ações do projeto de pesquisa POEMÁTICA da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Campus São Bernardo.
MÉTODOS:
O Projeto POEMÀTICA, ofertado aos alunos de Graduação em Linguagens e Códigos da UFMA, nos fez refletir sobre as produções e leituras do texto poético, originando a Oficina de poesias. Dada a fragilidade de leitura e escrita da poesia e suas componentes: a poemática, ofertamos a oficina aos alunos do ensino médio da cidade de Chapadinha, MA, tendo como modelo o soneto, devido a brevidade e facilidade de reconhecimento, facilitando tanto a escrita como a outra vertente do projeto POEMÁTICA, a memorização. Utilizamos livros e materiais didáticos de teóricos da literatura universal e brasileira: Mallarmé, Erza Pound, Marisa Lajolo, Antônio Candido, José Paulo Paes, Wolfgang Kayser; Drummond, Augusto dos Anjos, Bandeira e Vinicius de Moraes. Após enquete com os alunos, com o intuito de focarmos o soneto e seus componentes, apresentamos um método à escrita, dele, tendo em vista temas e títulos citados pelos alunos. As palavras geradoras foram postas aleatoriamente no quadro, ao depois, no final de cada linha correspondente a um verso, compondo a estrutura rimática do soneto, que nós, graduandos, professor e os alunos, preenchíamos tecendo assim, o corpo do texto. Ao final da produção individual, os alunos liam seus poemas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultante da oficina em cotejo, coletamos os textos e realizamos leituras silenciosas, feitas primeiramente pelos alunos de graduação, e depois pelos próprios autores, em voz alta, os quais realizaram intervenções outras, tais como a leitura e depoimento de trabalhos que os mesmos já haviam realizado. Os sonetos produzidos pelos alunos fazem parte do acervo do projeto, cuja pretensão é a produção de um livro. Esta ação é componente das realizações do Projeto Poemática, que tem como finalidade ampliar os horizontes de atuação: publicação, criação e divulgação da obra poética.
CONCLUSÕES:
Ao realizarmos a oficina especificada, concluímos que de fato o texto poético é algo ainda a ser trabalhado no seio da escola, mas não como está posto no livro didático: objeto de mensuração, de avaliação, mas como objeto de arte, de prazer, de catarse, com o fito apenas e tão somente de reconhecer a beleza premente da poesia. O objetivo da oficina foi alcançado, pois produzimos poesias, recitamos, lemos e nos congratulamos em torno do texto de poetas e de alunos pretensos à poesia. Brindamos com o recital, Drummondianamente: declamação de poesias do poeta Carlos Drummond de Andrade, feita pelos alunos de graduação. Tal trabalho já havia sido apresentado aos graduandos da Universidade Federal do Maranhão, no Campus São Bernardo e inserido nas atividades do Curso de linguagens e Códigos. Ao final da apresentação e como respostas à oficina, na tentativa de aproximar comunidade e universidade em torno do objeto livro, os textos originais foram guardados com o objetivo de publicá-los futuramente.
Palavras-chave: Literatura, Poesia, Declamação.