65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE SUBSTRATOS PARA ACLIMATAÇÃO DAS PLÂNTULAS DE Morinda citrifolia (L.), UMA PLANTA MEDICINAL DA AMAZÔNIA.
Daniel da Silva - Mestrando em Biotecnologia e Recursos Naturais – ESA/UEA, Manaus/AM
Messe Elmer Torres da Silva - Mestrando em Biotecnologia e Recursos Naturais – ESA/UEA, Manaus/AM
Katiane Pereira de Souza - Graduando em Biotecnologia – ISB/UFAM, Coari/AM
Milena Gaion Malosso - Profa. Dra./Orientadora – Coordenadora de Biotecnologia – ISB/UFAM, Coari/AM
INTRODUÇÃO:
A utilização de plantas com fins medicinais, para tratamento, cura e prevenção de doenças, é uma das mais antigas formas de prática medicinal da humanidade (VEIGA Jr. et al., 2005). Das plantas medicinais utilizadas, a Morinda citrifolia L., popularmente conhecida como Noni, pertencente à família Rubiaceae (PAWLUS & KINGHORN, 2007), tem em seu fruto o interesse da comunidade científica por sua atividade medicinal (SOUZA et al., 2010), uma vez que, o seu suco é rico em polissacarídeos imunomodulatório denominado Noni-ppt que é utilizado para o tratamento de tumores do tipo sarcoma (FURASAWA et al., 2003).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar o índice de sobrevivência das plântulas de Morinda citrifolia L. sob condição ex vitro, em diferentes substratos, durante a aclimatação de mudas micropropagadas, o que é inédito para esta espécie medicinal amazônica.
MÉTODOS:
Para este experimento, as mudas de noni foram obtidas a partir de plantas crescidas in vitro por um período de 2 anos, na sala de crescimento do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais do Instituto de Saúde e Biotecnologia da UFAM - Coari. Na ocasião do plantio, as plântulas apresentavam-se completamente enraizadas e com altura aproximada de 5,0 cm. As plantas provenientes do material in vitro foram retiradas dos frascos e suas raízes foram lavadas com água corrente para a retirada do excesso do meio de cultura. Após a lavagem, as mudas foram plantadas em bandejas de polietileno sem divisória com dimensões 41x27x8 cm (comprimento, largura e altura) compostas, respectivamente, pelos seguintes substratos: 100% areia, 100% terra e 50:50% terra:areia, onde foram mantidas em condições ambientais e sob irrigação manual diária. Todos os substratos foram autoclavados por 1 hora a 120ºC. Para este trabalho foram utilizadas 18 explantes por tratamentos. Estas plântulas foram mantidas cobertas por frascos de vidro transparente durante 30 dias, na casa de vegetação, quando, então, os vidros foram retirados. Após 30 e 60 dias do plantio, as plântulas foram avaliadas quanto a sua sobrevivência ou não em ambiente ex vitro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e a análise estatística por porcentagem simples.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos com os substratos Terra (100%) e Substrato 50:50% Terra:Areia, uma vez que ambos apresentaram o mesmo índice de sobrevivência (83,33%) após 60 dias de plantio. Durante o período de observação, as plântulas que sobreviveram permaneceram verdes e vigorosas. Assim, ficam indicados para aclimatação das plântulas de Noni os tratamentos que apresentam grande retenção de água no solo, uma vez que esta espécie é constantemente encontrada em áreas próximas às alagadas.
CONCLUSÕES:
Com isso, pode-se concluir que as plântulas do Noni crescem e desenvolvem-se rapidamente nestes substratos, quando comparada com os demais, por estarem adaptadas a esses tipos de substratos, que é semelhante ao que esta espécie é encontrada no meio ambiente.
Palavras-chave: Conservação, Propagação ex vitro, Noni.