65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Teatro radioativo: uma metodologia de ensino da Química no Curso de Eletrotécnica - EJA
Aline Barbosa de Oliveira - Aluna Bolsista - Depto Acadêmico de Química - IFMA
Mali Raiol da Silva - Aluna Voluntária - Depto Acadêmico de Química – IFMA
Kiany Sirley Brandão Cavalcante - Prof. Drª/ Orientadora - Depto Acadêmico de Química – IFMA
Maria de Fátima Ribeiro Pavão - Pedagoga /Coorientadora - Departamento de Eletroeletrônica - IFMA
INTRODUÇÃO:
Historicamente no cenário brasileiro, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge da união e compromisso entre a alfabetização e a educação popular. E estar concebida como um instrumento de libertação das classes subalternas, exploradas e expulsas da mínima condição de sobrevivência digna e humana (Freitas, 2007). Camargo e Martinelli (2006) afirmam que durante muito tempo esta modalidade esteve de certa forma, em segundo plano diante de outros níveis de ensino. No entanto, com as novas tendências de mercado e a necessidade cada vez mais crescente de qualificação profissional, esse nível de ensino tem ganhado ênfase e várias alternativas têm sido propostas.
Nessa perspectiva, a finalidade deste trabalho foi à elaboração de uma peça teatral para aulas sobre Radioatividade para alunos do Curso técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio do IFMA Campus Monte Castelo, modalidade de Jovens e Adultos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar Recursos alternativos para aulas de Química sobre Radioatividade para alunos do Curso técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do IFMA Campus Monte Castelo, modalidade de Jovens e Adultos.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado utilizando a seguinte trajetória metodológica, primeiramente dividiu-se a sala em quatro equipes, em seguida realizou-se o sorteio dos quatro temas, onde cada uma delas ficou responsável por um. Os temas sorteados foram os elementos: Urânio, Plutônio, Césio e Polônio.
Com posse de um tema, cada equipe teve o prazo de um mês para elaborar sua apresentação, na qual deveria contar a história do seu respectivo elemento. Cada grupo contou com a ajuda de uma aluna do ensino superior do curso de licenciatura em química, para auxiliar no desenvolvimento do trabalho.
No dia do seminário iniciou-se com o sorteio da ordem de apresentações das equipes, que logo começaram a encenar, e na aula posterior a este dia, aplicou-se o questionário de caráter qualitativo para a avaliação da metodologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento do trabalho iniciou-se com as pesquisas sobre os elementos, onde as equipes ficaram livres para escolher de qual forma teatral apresentariam a história de seus elementos.
As apresentações foram bem diversificadas, umas de forma cômica e outras de forma mais séria, isso variou da criatividade do aluno, no público das apresentações estavam à professora da disciplina, alunas do curso de graduação licenciatura em química e a pedagoga do departamento responsável pelo curso.
O questionário aplicado para avaliação do trabalho conteve quatro questões, sendo duas teóricas, que abordavam sobre o assunto de radioatividade e duas pessoais, onde os alunos discutiam suas opiniões, afirmando se teve ou não aprendizagem, trabalho em grupo e qual nível de dificuldade, e se eles gostaram das apresentações. Todos responderam que gostaram muito da metodologia, pois houve aprofundamento no conteúdo no momento da pesquisa, além de ajudar a diminuir a timidez em sala de aula, afirmaram também que houve grande interação entre os grupos e todos trabalharam para dar o melhor de si, e a dificuldade que tiveram foi só na hora de se reunirem para discutirem sobre o trabalho.
Percebe-se um resultado promissor desta metodologia, pois os alunos mostraram-se motivados e engajados na disciplina.
CONCLUSÕES:
A escolha do teatro para se trabalhar em cima de um conteúdo da disciplina de química possibilitou aos alunos o desenvolvimento de suas expressões corporais e orais, bem como uma melhor familiarização com o assunto abordado.
Esta experiência dá evidencias de um impacto positivo e comprova que a metodologia utilizada foi eficaz para o desempenho e a capacidade de aprendizado dos alunos do curso de eletrotécnica na modalidade EJA, atingindo assim o presente objetivo. As opiniões registradas pelos alunos atestam que as peças teatrais realizadas mostraram-se como um elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem para o assunto abordado.
Palavras-chave: Radioatividade, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio.