65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
O PAPEL DO CARTÃO DE CRÉDITO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS – ETAPA QUALITATIVA
Marcelo Augusto Falciano - Bolsista de Iniciação Científica, EAESP-FGV
Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira - Prof. Dra. / Orientadora do Departamento de Mercadologia – MCD, EAESP-FGV
INTRODUÇÃO:
Ser educado financeiramente previne a contração de dívidas, permite que o indivíduo tenha estabilidade financeira e seja capaz de atingir seus objetivos e projetos de vida. Nesse contexto, o cartão de crédito possuiu uma forte influência sobre a questão da educação financeira. O uso correto do cartão de crédito pode proporcionar uma maior segurança e flexibilidade financeira aos seus usuários. Por outro lado, seu uso descontrolado e não comedido pode induzir seus usuários a situações de desequilíbrio financeiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente projeto, etapa qualitativa, teve por objetivo investigar a relação entre o uso do cartão de crédito e o comportamento de compra dos jovens universitários entre 17 a 25 anos, pertencentes à classe A e B, residentes na cidade de São Paulo. O estudo também buscou avaliar se as características e facilidades do cartão de crédito influenciam a compra compulsiva no respectivo público-alvo.
MÉTODOS:
Dois grupos de foco foram conduzidos no segundo semestre de 2011, seguindo-se um roteiro pré-elaborado de questões. As entrevistas foram gravadas, transcritas e os depoimentos foram analisados e agrupados por similaridade temática. Os resultados da parte qualitativa foram comparados com os resultados da parte quantitativa e com a literatura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os jovens relataram utilizar o cartão de crédito principalmente para compras via Internet e compras de alto valor e admitiram ter menos controle e cautela em compras realizadas com cartão de crédito, às vezes gastando mais do que podem pagar. Os entrevistados disseram que não costumam realizar planejamento financeiro em sua rotina de gastos, e quando o fazem, acabam não o seguindo. No geral, os jovens não demonstraram preocupação em refletir sobre seus hábitos de compra anteriores para evitar desequilíbrio financeiro.
CONCLUSÕES:
A pesquisa qualitativa reforçou que é preciso auxiliar e instruir os jovens sobre o uso consciente do cartão de crédito e sobre o gerenciamento de suas finanças pessoais. O endividamento e a educação financeira são temas relacionados ao uso do cartão de crédito e compra compulsiva. O estudo sugere ações nos âmbitos do Primeiro, Segundo e Terceiro Setores para auxiliar os jovens e suas respectivas famílias a gerenciar melhor seus gastos.
Palavras-chave: Compra compulsiva, Educação Financeira, Endividamento.