65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Linguística Aplicada
TIRINHAS E DISCURSO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TIRINHAS HUMORÍSTICAS NO ENSINO MÉDIO
Gilson Costa da Silva - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE
Inaldo Firmino Soares - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Entendendo que o estudo das tirinhas e histórias em quadrinhos (HQs) no âmbito da sala de aula sempre esteve focado no estudo das nomenclaturas gramaticais, seja como meio/ponte para exemplificação ou/e contextualização, neste trabalho propomos o estudo do subgênero tirinha ou tirinha humorística, partindo de sua produção por alunos de Ensino Médio demonstrando as suas características e particularidades, trazendo, efetivamente, um domínio crítico sobre temas sociais, uma vez que o gênero procura, através do humor e da ironia (uma de suas principais características), satirizar e problematizar a sociedade e os indivíduos que nela se encontram.
Esta pesquisa se justifica pela ideia de que a abordagem de quadrinhos de temática sócio-política destina-se não apenas ao uso para facilitação das aulas de língua portuguesa (de nomenclatura gramatical), mas que pode destinar-se especificamente à construção do pensamento crítico do aluno.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como Objetivo Geral analisar a tirinha e sua produção como formadora de consciência crítica dentro do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio. Pensando dessa forma, procuramos atingir a produção de histórias pelos alunos, analisando os discursos constitutivos dessas histórias e as particularidades do gênero nos meios de comunicação.
MÉTODOS:
O trabalho se desenvolveu a partir de uma sequência didática que se propôs levar alunos do 3º ano do Ensino Médio à produção de tirinhas a partir da temática água. A atividade foi desenvolvida na Escola Estadual Methódio de Godoy Lima, no município pernambucano de Serra Talhada, no período de fevereiro a março de 2013.
A sequência didática era composta de 5 horas aula (duas aulas expositivas, uma aula de leitura, e duas aulas para a produção) divididas no período já citado.
Sendo assim, procuramos analisar as produções tendo como aparato teórico a Análise do Discurso francesa (AD), partindo da análise e comparação entre duas histórias bastante reconhecidas devido aos modos como representaram suas épocas e sujeitos (histórias da Mafalda e da Graúna) dentro de uma análise qualitativa em que abordamos alguns critérios: estruturação das produções, humor e/ou ironia, e a coesão e coerência do texto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a AD francesa, os discursos construídos numa sociedade sempre se formam em diálogo, o que nos remete à heterogeneidade discursiva, apreendendo os sujeitos em momentos reais de interação pela linguagem na qual a ideologia se materializa. Entendendo dessa forma, surgem nos meios de comunicação (mídia) diferentes discursos em diversos gêneros discursivos, sendo que alguns funcionam construídos numa luta contra a ideologia dominante, subvertendo os valores (ideias) que são vistos como prejudiciais ou não à sociedade, tais como o consumismo e a corrupção, dentre outros. Assim, as tirinhas se configuram dentro desses gêneros, pois buscam, por meio do humor e da ironia, criticar os sujeitos (e tipos) que encontramos na sociedade.
Em análise, partindo do critério de estruturação das tirinhas produzidas, tivemos um grande número de produções que se desenvolveram de acordo com uma estrutura simples do gênero. No que se refere ao uso do humor encontrado nas produções, os alunos demonstraram entender o funcionamento do recurso da ironia, a qual entendemos ser a forma que mostra um discurso anti-ideológico. Por fim, no critério de coesão e coerência das histórias, os alunos demonstraram entender a relação decorrente entre a escrita e a imagem para que a história se desenvolva.
CONCLUSÕES:
Concluímos, com os resultados obtidos, que a análise da influência das tirinhas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos se fez de acordo com os nossos objetivos, uma vez que, entendendo como o gênero se estrutura, os alunos conseguiram trazer em suas produções a crítica à sociedade dentro do tema proposto, sendo o recurso da ironia utilizado para que os objetivos discursivos se realizassem. Também foi observado que a produção de textos reais possibilita aos alunos construírem suas formações discursivas (FDs), e até mesmo reconhecer o funcionamento de determinados gêneros. Sendo assim, na comparação entre as produções e as histórias da Mafalda (Quino) e da Graúna (Henfil), percebemos a necessidade de levar textos que tenham objetivos reais de interação, assim como a tirinha, para o âmbito da sala de aula. De outro modo, percebemos que, assim como na charge, as tirinhas podem reclamar os valores sociais contemporâneos, independentemente de terem personagens fictícios ou reais (na charge, por exemplo, encontramos personalidades reais transfiguradas em tipos caricatos).
Palavras-chave: Tirinhas Humorísticas, Discurso, Ensino.