65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
TEMAS PARA O DIÁLOGO ENTRE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO NORTE DO PARANA
Célia Maria Gomes Labegalini - Acadêmica de Enfermagem, CESUMAR, Maringá/PR
Anora Loureni da Silva Salatta - Acadêmica de Pedagogia, CESUMAR, Maringá/PR
Raquel Gusmão Oliveira - Profa. Ma./Orientadora - Depto.de Enfermagem, CESUMAR, Maringá/PR
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera - Profa. Dra./Co-Orientadora - Depto.de Enfermagem – UEM, Maringá/PR
INTRODUÇÃO:
A adolescência é o período entre 10 e 19 anos de idade, este é o grupo etário mais numeroso no país, com isso o que os jovens dizem, representa relevância não só entre os adolescentes, mas sobre toda a população. A sociedade por vezes, possui uma visão de que jovens são invidualistas, alienados e pouco solidários, entretanto o que se apresenta atualmente são grupos de jovens que questionam se envolvem e enfrentam problemas sociais, lutando por cidadania, e este fato de estarem participando em atividades aquém do que diz respeito a sua individualidade e sua família, é chamado de protagonismo juvenil. Entretanto o acesso dos jovens a grupos sociais é negado, pois os adultos possuem receio em considerar os jovens como parceiros e colaborados, devido aos estereótipos presentes em nossa sociedade. Contudo o adolescente deve ser visto como uma solução, devendo ser ouvido e respeitado, possuindo um espaço na sociedade para expressar suas potencialidades. Essas premissas mostram a força do protagonismo juvenil como fator que auxiliam no enfretamento da vulnerabilidade deste grupo etário. Por essa razão, conhecer o que pensam os adolescentes parece ser um caminho oportuno para ajudá-los a viver de modo saudável, empoderando-os para comportamentos preventivos de forma autônoma.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar os problemas mais comuns entre os adolescentes de uma escola pública do norte do Paraná.
MÉTODOS:
Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Foi desenvolvida com 53 alunos do 9o Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada do norte do Paraná-Brasil. A coleta de dados ocorreu na própria instituição de ensino através da aplicação de um questionário estruturado composto de perguntas fechadas sobre questões socioeconômicas e problemas mais comuns dos jovens. Esse instrumento foi adaptado de Marinho (2008) e validado por três especialistas da área. A pesquisa foi iniciada após o Parecer do Comitê de Ética (n0 368/2011), os dados foram coletados no mês de março de 2012, respeitando os preceitos éticos da experimentação humana conforme estabelece a Resolução CNS 196/96. Os dados foram tabulados utilizando o programa Microsoft Office Excel 2007, analisados por estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os adolescentes tinham em média 14 anos, 57% eram do sexo feminino, 89% da religião católica. 53% residem com a familiar nucelar, 32% trabalham e estudam, 45% afirmaram estar ficando ou namorando. Em relação aos problemas mais comuns da idade ambos os gêneros apontam os vícios, sendo o principal o etilismo (73%), seguido por drogas ilícitas (60%) e o tabagismo (51%). O Bullying , foi o problema social mais relatado (85%), para as meninas a falta de religião (20%) e de valores morais (20%) também são problemas, já para os meninos a situação financeira (13%) e a falta de emprego (13%). O que chamou a atenção foi que houve diferença entre os gêneros no levantamento dos problemas, as meninas enfatizam a prostituição, a gravidez na adolescência e os problemas de relacionamento (77%), já os meninos se preocupam com a violência (60%).
CONCLUSÕES:
Percebe-se que há diferença de temas de interesse entre os sexos, e os problemas citados foram: álcool e drogas, Bullying, questões sobre sexualidade e a violência. Com isso há necessidade do desenvolvimento de atividades educativas voltadas à essas temáticas, através de um diálogo honesto, claro, direto e descomprometido sobre sexualidade e o contexto social em que ela se insere e é vivenciada. Nesse sentido, entendemos que as atividades educativas, contextualizadas para a realidade encontrada, servirão de caminho oportuno para abrir espaços de discussão e reflexão sobre a temática, permitindo que esses adolescentes conduzam suas vidas de forma segura, saudável e eficaz.
Palavras-chave: Adolescência, Sexualidade, Enfermagem.