65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
COMPARAÇÃO DE DOIS MÉTODOS DE TRANSESTERIFICAÇÃO PARA ANÁLISE DE ÁCIDOS GRAXOS NO COPÉPODO Tisbe biminiensis
Lilian Cristine Marinho de Lima - Programa de Pós-graduação em Biologia Animal, Depto. de Zoologia - UFPE
Daniela Maria do Amaral Ferraz Navarro - Depto. de Química Fundamental - UFPE
Lília Pereira de Souza Santos - Depto. de Oceanografia - UFPE
INTRODUÇÃO:
Os copépodos harpacticóides estão sendo utilizados como alimento para as larvas de camarão e peixes. Este fato se deve à qualidade nutricional dos copépodos, uma vez que esses são ricos em ácidos graxos poliinsaturados. Estes ácidos graxos propiciam rápido crescimento e alta taxa de reprodução para camarões e peixes marinhos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de dois métodos de transesterificação para a identificação de ácidos graxos no copépodo Tisbe biminiensis .
MÉTODOS:
O copépodo T. biminiensis foi cultivado em recipientes contendo 500 mL de água do mar com salinidade de 35 e aeração constante. O cultivo do copépodo foi mantido numa sala com temperatura de 25 °C e fotoperíodo de 12h luz/escuro. A água dos recipientes foi renovada totalmente a cada 7 dias com auxilio de uma malha de 150 µm. Após a renovação da água, os copépodos foram alimentados com 0,3 g de ração comercial para peixe ornamental. Eles foram coletados com o auxílio de uma agulha e armazenados em frasco contendo 5 mL da solução clorofórmio-metanol (2:1 v/v) no freezer -18°C para posterior análise. Dois métodos de transesterificação foram testados. No primeiro, as amostras foram transesterificados por catálise básica com KOH em metanol, e o segundo por catálise ácida com BF3. Três réplicas foram usadas para cada método testado. Os ácidos graxos foram identificados por comparação dos tempos de retenção e de co-injecção com Mix padrão C4-C24 usando cromatógrafo gasoso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Vinte e nove ácidos graxos foram detectados nas amostras transesterificadas por catálise básica e ácida. Os ácidos graxos predominantes foram C18 (19,18%), C16 (13,02%) e C12 (11,39%) para amostras transesterificadas por catálise ácida, e C13 (25,24%), C21 (11,32%) e C18 (10,65%) para amostras transesterificadas por catálise básica. Os resultados demonstraram que a análise de ácido graxo para copépodes podem ser afetadas pelo método de transesterificação utilizado. A transesterificação por catálise ácida foi mais eficiente para identificação de monoinsaturados e poliinsaturados ácidos graxos, enquanto a transesterificação por catálise básica para ácidos graxos saturados. Os ácidos graxos essenciais eicosapentaenóico, docosahexaenóico, araquidônico, linolénico e linolênico estavam presentes no copépode.
CONCLUSÕES:
Isto sugere que o copépodo T.biminiensis é um promissor alimento para a larvicultura de animais marinho.
Palavras-chave: copépodo, ácido graxo, nutrição.