65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA CRIANÇAS OUVINTES: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Lúcia Loreto Lacerda - Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
Cristina Richter Costa Morais - Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI
INTRODUÇÃO:
Este resumo apresenta um projeto de ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), implementado em uma turma de educação infantil, na Rede Municipal de Florianópolis. O grupo de crianças, com a faixa de idade entre três e quatro anos, tinha uma criança surda incluída. A criança surda era acompanhada por uma professora de LIBRAS, porém tinha dificuldade de interação com as outras crianças da turma por utilizar uma língua diferente. Em contrapartida, o contato com a criança surda e a presença da professora de LIBRAS na sala despertou nas crianças ouvintes grande interesse em aprender a LIBRAS. A partir dessas constatações foi criado um projeto de ensino de LIBRAS, como segunda língua, para as crianças ouvintes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto foi elaborado com o propósito de qualificar as interações da turma com a criança surda e, proporcionar às crianças ouvintes a aprendizagem de uma segunda língua. Além disso, o ensino da LIBRAS teve o objetivo de sensibilizar as crianças quanto as diferenças e incentivá-las a utilizar a LIBRAS no cotidiano da turma.
MÉTODOS:
A proposta pedagógica do projeto pautou-se na releitura do poema de Dulce Rangel chamado “Um amor de confusão”. A partir da adaptação da história do poema criou-se uma personagem surda e inseriu-se a mesma no cotidiano da turma. A presença da personagem surda possibilitou a professora de LIBRAS contextualizar o ensino da língua de sinais e proporcionar as crianças dinâmicas que problematizaram as diferenças. O ensino da segunda língua na turma envolveu a apresentação de histórias da cultura surda, músicas, rodas de conversa e brincadeiras, em LIBRAS. Como recurso de apoio, para auxiliar a aprendizagem de vocabulário, fichas com a representação gráfica dos sinais (da LIBRAS) foram fixadas em objetos e diferentes locais da unidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a realização do projeto houve um envolvimento significativo do grupo nas atividades de LIBRAS e um crescente interesse dos alunos ouvintes em comunicar-se com a colega surda. Percebeu-se que o ensino de LIBRAS, como segunda língua, proporcionou aos alunos ouvintes o desenvolvimento da expressão corporal, lateralidade, coordenação e o respeito à especificidade linguística da aluna surda. Além disso, o ensino da LIBRAS foi para além dos limites da sala de aula, uma vez que as crianças da turma acabaram divulgando a LIBRAS em casa e na unidade escolar. Ao longo da realização do projeto, alguns pais relataram que seus filhos estavam ensinando em casa os sinais que aprendiam nas aulas de LIBRAS. A utilização da LIBRAS na comunicação entre as crianças da turma também despertou o interesse dos professores da unidade escolar, que em alguns momentos procuraram as professoras da turma e a professora de LIBRAS para saber informações sobre o projeto.
CONCLUSÕES:
Ao final do projeto constatou-se que o ensino da LIBRAS resulta em aprendizagens significativas para as crianças ouvintes, além de qualificar as relações da criança surda com seus pares. A LIBRAS, por ser uma língua de modalidade visual-espacial, desenvolveu nas crianças ouvintes habilidades relacionadas à percepção e atenção visual, coordenação motora fina, expressão corporal e facial. No primeiro contato com a LIBRAS, muitas crianças não conseguiam fixar o olhar para uma narrativa em LIBRAS e, ao final conseguiram estabelecer o olhar atento aos sinais em uma conversação. Após o contato frequente com a LIBRAS, o grupo apresentou avanços significativos, quanto a coordenação motora fina, ao superar a dificuldade inicial de compor a configuração de mão do sinal. Tais evidências confirmam a importância do ensino da LIBRAS para o processo de inclusão da criança surda, bem como para o desenvolvimento de habilidades nas crianças ouvintes. O estado da arte aponta que o ensino da LIBRAS para crianças ouvintes é um tema pouco abordado na literatura acadêmica. Diante de tais evidências, este trabalho não finaliza a discussão sobre a temática, mas indica a necessidade de que novas pesquisas sejam realizadas sobre o tema.
Palavras-chave: Educação Infantil, Criança Surda, Aprendizagem de segunda língua.