65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DO ENCANTAMENTO AO CONHECIMENTO: REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Francisco Alex da Silva Matos - Bolsista do Programa de Educação Tutorial-Pedagogia- UFPI
Samanda Silvéria Alves Viana - Bolsista de Iniciação Científica Voluntária; Bolsista do PET/Pedagogia/UFPI
Hilda Mara Lopes Araujo - Profa. Dra./DMTE/UFPI. Tutora do PET/Pedagogia
INTRODUÇÃO:
A pesquisa trata das experiências formativas vivenciadas por licenciandos do curso de Pedagogia - UFPI no âmbito do II minicurso de contação de história promovido pelo Programa de Educação Tutorial em Pedagogia - UFPI. O tema apresentado surge de inquietações em torno da utilização da contação de história para o incentivo à leitura e escrita, pois, por meio dessa prática, as crianças se desenvolvem nas esferas sociais, cognitivas e afetivas, proporcionando momentos de criatividade, imaginação e envolvimento. Essa pesquisa tornou-se relevante, por oferecer mecanismos de reflexão sobre a contação de história como uma estratégia pedagógica que desenvolve a expressividade e a atenção, além de potencializar a linguagem oral e escrita da criança. Dessa forma, para o professor a contação de história poderá proporcionar maneiras diferenciadas de ensino e aprendizagem, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido dialogamos com (SOUZA, 2011), sobre a contaçao de historia como uma estratégia para dinamizar a prática docente; (MAINARDES, 2008) que revela a necessidades da escolha de técnicas adequadas para a contaçao de historias e (CHIZZOTTI, 2003), com a pesquisa qualitativa que interpreta os fenômenos do conhecimento, atribuindo-lhes um significado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a contribuição da contação de história como estratégia pedagógica para o desenvolvimento infantil, a partir de experiências formativas vivenciadas pelos licenciandos do curso de Pedagogia da UFPI no II Minicurso de contação de histórias organizado pelo PET-Pedagogia.
MÉTODOS:
Utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa por abordar a indissociabilidade do sujeito com o ambiente que pertence (CHIZZOTTI, 2003). Nesse sentido, compreende-se que a contação de história contribui significativamente na relação da criança com o meio social em que vive. O dispositivo utilizado para o registro das informações foi o diário de experiência, que possibilitou 1) reconhecer a importância da contação de história para o enriquecimento da prática dos futuros professores; 2) favorecer o desenvolvimento sócio-emocional, criativo e crítico das crianças no momento das histórias e das atividades propostas pelos grupos de contação nos ambientes escolares e não escolares e 3) compreender quais as dificuldades e aprendizagens vivenciadas durante as intervenções nesses ambientes. Assim, optamos em preservar a identidade dos sujeitos, utilizando nomes fictícios.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nossa discussão inicial se refere às aprendizagens vivenciadas no âmbito do II minicurso de contação de história por licenciandos do curso de Pedagogia, na qual revela o licenciando A que “a contação de história pode aprimorar os pensamentos e habilidades infantis”. O sentido desvelado da fala do estudante se direciona ao que Souza (2011) afirma sobre a contação de historia como um recurso valioso para educar, estimular a imaginação e fortalecer a linguagem infantil. O estudante B, por sua vez, expressa que “a contação de história não é apenas ler o que está exposto no livro, mas saber transmitir e interpretar a história contada”. Nesse sentido Mainardes (2008) elucida que a escolha das técnicas adequadas para cada historia é importante, pois poderá contextualizar e dinamizar o momento da contação. Assim, a contação como estratégia pedagógica tem seu valor, dentre os quais, contribuir para o enriquecimento da prática de futuros professores. Quanto às dificuldades enfrentadas nas intervenções, os licenciados A e B descrevem duas principais: a escolha da melhor historia para ser contada e pouco tempo para o ensaio. Considerando as dificuldades vivenciadas, percebe-se que as intervenções propiciaram conhecimentos para transmitir historias de forma simples, divertida e proveitosa.
CONCLUSÕES:
A contação de história vem se inserindo como uma estratégia pedagógica que fortalece a prática dos futuros professores e, por meio dela, estimula a linguagem oral e escrita da criança, além de desenvolver sua imaginação, criatividade e atenção. Nesse sentido após as observações que realizamos durante as intervenções e aulas teóricas no II minicurso de contação de historia, constatamos que os participantes da pesquisa reconhecem a contação de história como uma estratégia pedagógica que enriquece as aulas na educação infantil e no ensino fundamental contribuindo para o crescimento social, afetivo e intelectual das crianças. A participação dos licenciandos no Minicurso possibilitou-lhes vivenciar experiências formativas em contextos escolares e não escolares permitindo reflexões sobre a atuação do pedagogo nesses espaços. As dificuldades enfrentadas no processo de construção e apresentação da historia escolhida serviram para o reconhecimento da necessidade de planejamento, organização e comunicação entre os participantes para que estas fossem superadas e os objetivos alcançados.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Formação.