65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
ADAPTABILIDADE REPRODUTIVA DE Podisus nigrispinus (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE), UM PREDADOR DE LAGARTAS DESFOLHADORAS DO ALGODOEIRO, EM CONTORNAR A BAIXA DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO DURANTE SUA FASE IMATURA.
Ellen Nayalla Xavier Batista - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Rayane Louise Cândida Diniz - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alicionon de Oliveira Caetano - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Rodolpho Fernandes dos Santos Lima - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Alexandre Igor de Azevedo Pereira - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
Débora Macedo Paronetto - Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Predadores do gênero Podisus são importantes inimigos naturais de lagartas desfolhadoras do algodoeiro (RAMALHO, 1994) e possuem relativa persistência nesse tipo de sistema agrícola. Todavia, tais percevejos podem fazer uso do comportamento gregário em diversas etapas de seu desenvolvimento como, por exemplo, para acasalar, locomover, proteger e manipular presas de maior porte, sugerindo a importância do gregarismo nesses insetos (TOSTOWARYK, 1971; TOYAMA et al., 2006).
Vários estudos têm sido realizados para se determinar o efeito da competição intra-específica nas populações de artrópodes predadores, porém, esse processo ecológico é complexo, devido a variáveis dependentes não apenas do predador, mas também da presa e ambiente. Trabalhos realizados em laboratório são importantes por servirem como um modelo simplificado do que pode ocorrer sob condições de campo. Além disso, o conhecimento do efeito da competição por recursos, mediada pela agregação, pode também ser importante parâmetro em programas de Manejo Integrado de Pragas que possuem como alicerce o controle biológico que utilizam percevejos predadores em criações de larga escala (TORRES et al., 2006), como forma de melhorar e monitorar a qualidade biológica dos inimigos naturais produzidos e liberados, além de sua eficiência no controle da praga-alvo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Dessa forma, o presente trabalho testa a hipótese de que o comportamento gregário de ninfas do percevejo predador Podisus nigrispinus (Heteroptera: Pentatomidae) compromete a reprodução dos adultos, sob condições de escassez alimentar.
MÉTODOS:
A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Controle Biológico de Insetos, do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Viçosa, Minas Gerais, Brasil.
Imediatamente após a emergência, as ninfas de segundo estádio de P. nigrispinus foram separadas, em grupos de cinco por copo de 500 ml ou individualizadas em copos plásticos de 100 ml e as lagartas de A. gemmatalis de terceiro (peso médio= 21,81 ± 0,22 mg) ou quinto estádio (peso médio= 119,11 ± 0,45 mg), ambas com menos de 48 horas de idade, foram selecionadas, aleatoriamente, da criação massal para compor os seguintes tratamentos: T1- ninfas de segundo estádio de P. nigrispinus individualizadas com lagartas de terceiro estádio de A. gemmatalis em copos de 100ml; T2- cinco ninfas de segundo estádio de P. nigrispinus com lagartas de terceiro estádio de A. gemmatalis por copo de 500ml; T3- ninfas de segundo estádio de P. nigrispinus individualizadas com lagartas de quinto estádio de A. gemmatalis por copo de 100ml e T4- cinco ninfas de segundo estádio de P. nigrispinus com lagartas de quinto estádio de A. gemmatalis por copo de 500ml.
Os dados foram submetidos à análise de variância e suas médias comparadas pelo teste de Duncan (P=0,05) com auxílio do software estatístico Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas (SAEG) da Universidade Federal de Viçosa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ninfas de P. nigrispinus individualizadas, independentemente do tamanho das presas oferecidas, geraram fêmeas de maior fecundidade, expressa pelo número de ovos/fêmea (F= 8,47; P< 0,05), ovos/postura (F= 3,62; P= 0,02), posturas/fêmea (F= 8,00; P< 0,05), ninfas/fêmea (F= 5,24; P= 0,03) e ovos/fêmea/dia (F= 9,02; P< 0,05), do que fêmeas oriundas de ninfas agrupadas com presas grandes ou pequenas . No tratamento T3 o número de posturas/fêmea/dia foi maior (F= 3,52; P= 0,02) em comparação com os demais tratamentos.
Independentemente dos tratamentos avaliados, a produção de ovos por fêmea de P. nigrispinus decresceu com o seu tempo de vida (Fig. 1). Entretanto, fêmeas oriundas dos tratamentos com ninfas individualizadas alcançaram seu máximo de produção de ovos com menos tempo de vida em comparação com aquelas oriundas dos tratamentos onde houve agregação (Fig. 1). Além do atraso na produção de ovos, as fêmeas de P. nigrispinus submetidas aos tratamentos com agregação na fase de ninfa alcançaram menores picos de produção de ovos e, no final do período de oviposição, essa produção também foi menor em comparação com os tratamentos onde não houve agregação das ninfas .
CONCLUSÕES:
Fêmeas de P. nigrispinus apresentaram comportamentos reprodutivos específicos, como trade-offs entre longevidade e reprodução e economia de energia, para reduzir os efeitos da escassez alimentar na sua reprodução.
Palavras-chave: Gregarismo, Controle biológico, Presa.