65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA NA LÂMPADA DE HUMPHRY DAVY: ATIVIDADE EXPERIMENTAL HISTÓRICA COM ENFOQUE CTSA
Emerson Izidoro dos Santos - Escola de Filosofia, Letras e Ciência Humanas - UNIFESP
Ricardo Augusto Viana de Lacerda - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP
Rosana Marques de Souza - Faculdade de Educação - USP
Luís Paulo Piassi - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta o resultado da aplicação, numa turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do estado de São Paulo de uma demonstração experimental que apresentava o funcionamento da lâmpada de Humpry-Davi. O objetivo da atividade foi, além de levantar as concepções dos alunos sobre transformação da energia elétrica em outras formas de energia no experimento com vistas ao conceito de conservação de energia, principalmente introduzir a discussão sobre o papel da física no desenvolvimento tecnológico e nas questões do dia-a-dia de nossa sociedade por meio do exemplo e discussão de um experimento importante na história do desenvolvimento científico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar os resultados da aplicação didática de um experimento que aborda o conceito de transformação de energia por meio de uma abordagem baseada na história da ciência e nas aplicações tecnológicas de conceitos físicos.
MÉTODOS:
O experimento foi apresentado aos estudantes por meio de uma demonstração investigativa em que foram levantados questionamentos sobre seu funcionamento e aplicação de forma a estimular a interação social, seja entre os alunos, seja desses com o professor.
Nosso enfoque nessa pesquisa está em analisar a demonstração didática como discursos sobre a ciência e, nesse sentido, empregaremos as contribuições de estudos de mídia de Kellner (2006) e VanDijck (2003). Utilizamos a definição de demonstração investigativa proposta com Carvalho ET AL (1999) e elementos da teoria sócio-história de Vigotski (2001 e 2008) para análise das interações decorrentes da atividade experimental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apontam os focos de interesse dos estudantes na aula bem como apresentam indícios da compreensão dos temas abordados pelo professor durante a atividade, tanto no que se refere aos conceitos físicos como no que tange a compreensão fenômeno social e cultural da produção científica.
Nos discursos apresentados nas respostas dos questionários pudemos verificar as principais dificuldades de compreensão dos educandos de modo a poder retomar a discussão desses em aulas subsequentes.
CONCLUSÕES:
A utilização desse tipo de aula, baseada em uma atividade experimental despertou o interesse dos estudantes sobre o tema em discussão funcionando como um estímulo e um facilitador das interações, tanto entre os alunos como desses com o professor. Assim, avaliamos como positiva a inserção desse tipo de metodologia nas aulas de ciências do ensino fundamental. Além estimular as interatividade em sala de aula, a metodologia abordada possibilitou uma discussão interdisciplinar dos conteúdos na medida em que o experimento, apesar de ter um caráter histórico, está relacionado com as tecnologias de transformação de energia, assunto importante em nossos dias.
Palavras-chave: demonstração investigativa, transformações de energia, história da ciência.