65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE PRODUÇÃO DE SABÃO PARA PRODUÇÃO DE MASSA BASE PARA SABONETES UTILIZANDO A MANTEIGA DE MURU-MURU (Astrocaryum murumuru) COMO MATÉRIA PRIMA SAPONIFICÁVEL
Rianne Carolyne Sales Bezerra - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Suemyrt Casttelle Vidinho dos Santos - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Charles Muller Freire Oliveira - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
Giana Thais Kaufmann - Proa. MsC./Orientadora - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
INTRODUÇÃO:
Uma das atividades mais antigas de nossa civilização é a fabricação de sabão. Sua origem remonta a um período anterior ao século XXV a.C. O processo de preparação do sabão envolve a saponificação, reação de matérias graxas com NaOH ou KOH. O muru-muru (Astrocaryum murumuru) é uma palmeira típica da região amazônica que pode atingir mais de 10 m. Seu fruto tem coloração avermelhada quando maduro com uma polpa amarela e de suas amêndoas é extraída a manteiga de muru-muru (MM). Esta é rica em ácidos láurico, mirístico e oleico e tem índice de saponificação comparável ao sebo bovino, o que a qualifica como excelente para saponificação. Estão instaladas no Amazonas nove micro usinas para extração de óleos vegetais da Amazônia, dentre eles a MM, porém, pouco ou nenhum valor tem sido agregado a estes óleos em seus locais de extração. No estado há também vários grupos de artesãos, pequenas e micro empresas que trabalham com a produção de sabonetes. Para tal utilizam massas base adquiridas no mercado, todas provenientes de outros estados. A determinação do melhor método de produção de sabão com a MM pode ser o ponto de partida para produção local de massas base para sabonetes a partir dos óleos vegetais regionais. Isto seria uma oportunidade para as cooperativas e empresas locais supram as necessidades do mercado regional, gerando mais empregos e melhorando a renda mensal da comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar dois métodos de produção de sabão para o desenvolvimento de massa base para sabonetes utilizando a manteiga de muru-muru (Astrocaryum murumuru) como matéria prima saponificável e caracterizar a qualidade dos protótipos obtidos.
MÉTODOS:
A manteiga de muru-muru (MM) foi fornecida pela comunidade do Roque – Carauari/AM, com índice de acidez 4,5 mg KOH/g. Foram avaliados 2 métodos de produção de sabão: Método 1, no qual a MM foi aquecida em Banho Maria 60 °C até completa fusão quando foram adicionados etanol e solução NaOH (calculada a partir do índice de saponificação), mantendo constante agitação por 30 minutos. O sabão foi então purificado com solução de NaCl 30% (m/V), decantado, filtrado, submetido mais 2 vezes a ambos procedimentos e deixado na cura por 20 dias. No Método 2 o mesmo processo de saponificação supracitado foi repetido 3 vezes e logo após foi realizada a purificação, 3 vezes seguidas e o material deixado na cura por 20 dias. Todas as produções e as análises foram realizadas em triplicata. Os ensaios realizados foram análise das características organolépticas (CO), medida de pH, alcalinidade livre (AL) e teor de umidade (TU), de acordo com a literatura específica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados apresentados são referentes à média das triplicatas. Pelo método 1 obteve-se 151,5 g de sabão com TU de 7,75%, pH 10,52, AL 0,745% e CO de um pó branco com leve odor alcalino, que se tornou imperceptível com o tempo de cura. Já pelo método 2 foram obtidos 185,9 g de sabão com TU de 11,29%, pH 10,63, AL 0,671% com CO de pó branco com odor levemente alcalino. Tanto o pH como a AL de todos os materiais obtidos estão dentro da faixa preconizada pela literatura para sabonetes. Ambos os métodos são simples e não apresentaram diferenças significativas quanto às características analisadas. Levando em consideração custo-benefício, o método 2 seria o mais indicado pois teve um rendimento relativamente maior (aproximadamente 30 g), por ser realizado mais rapidamente e ser de maior praticidade. Fato importante para que cooperativas e/ou empresas locais consigam produzir sabões de boa qualidade para utilização como matéria prima na produção de massas base para sabonete em menor tempo, atendendo às necessidades da comunidade local.
CONCLUSÕES:
Ambos os métodos para produção de sabão com a manteiga de muru-muru forneceram materiais com características adequadas a produção de massa base para sabonetes. Estes apresentaram diferenças razoavelmente pequenas. Entretanto, o método 2, por ser mais pratico e de menor tempo de execução, seria o mais indicado.
Palavras-chave: Flora Amazônica, Óleos vegetais, Saponificação.