65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
FOTOSSÍNTESE: CONCEITO E COMPREENSÃO DO FENÔMENO SEGUNDO ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Anderson Nascimento de Andrade - Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Rosiane Barbosa dos Santos - Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Fabrício Albuquerque do Nascimento - Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Andreia Maria de Sousa Teixeira - Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Maria Edineide Costa dos Santos - Depto. Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Ana Paula Teixeira da Silva - Profª. Msc/ Orientadora Depto. Ciências Biológicas - UECE
INTRODUÇÃO:
A fotossíntese, fenômeno de suma importância para a vida dos seres vivos, notadamente para os vegetais, e que ocorre também em alguns procariotos, como as cianobactérias, consiste em um processo bioquímico pelo qual os seres fotossintetizantes convertem a energia solar contida nos fótons em carboidratos, ocorrendo em duas etapas, em que na primeira ocorre a oxidação da água para produção de oxigênio e, na segunda, a fixação de dióxido de carbono para a formação dos açúcares (PURVES et al., 2005; CAMPBELL, 2000; RAVEN, EVERT e EICHHORN, 2007). Esse assunto não tem despertado o interesse de alunos do ensino médio pela complexidade que envolve o entendimento do processo pelo estudante e pelas terminologias utilizadas na descrição desse fenômeno. As principais dificuldades constatadas por grande parte dos alunos de ensino médio foram que eles não conseguem entender como e por quais motivos a água e a luz solar atuam como substratos para a formação de seu alimento, descrevendo, meramente os eventos superficiais (SOUZA e ALMEIDA, 2002). Uma das principais causas apontadas para o fracasso no entendimento deste assunto é a maneira de ensinar a disciplina, que muitas vezes é apoiada em concepções equivocadas (SANTOMAURO, 2009). Desse modo, é questionável se efetivamente os alunos do ensino médio adquirem o conhecimento acerca da fotossíntese de modo que eles tenham o entendimento do que se trata esse processo químico orgânico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essa pesquisa teve como objetivo conhecer o conceito e a compreensão do fenômeno da fotossíntese segundo estudantes de ensino médio.
MÉTODOS:
A pesquisa, do tipo quali-quantitativa, foi realizada com 25 estudantes do terceiro ano do ensino médio, da E.E.M. Nossa Senhora da Assunção, localizada no município de Itapipoca – CE, que na série anterior já teriam tido a aula de fotossíntese, visto que fazia parte do currículo escolar do 2º ano. Esses sujeitos foram submetidos à aplicação de um questionário com seis perguntas objetivas, das quais uma dissertativa e as outras cinco de múltipla escolha. Após a coleta de dados, as respostas da primeira questão foram lidas, analisadas e interpretadas, quanto ao conteúdo, e as demais foram analisadas segundo a opinião dos participantes, se afirmativa ou negativa, com relação à fotossíntese e seu aprendizado quanto ao tema. Por fim, os resultados apresentados na forma de porcentagem foram analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após análise dos dados, observou-se a primeira questão, 80% dos estudantes conceituam a fotossíntese como sendo um processo de alimentação das plantas, eles apresentaram conceituação superficial, incompatível à linguagem científica e falta de discernimento das etapas do evento. Na segunda questão, 99%, concordam que a fotossíntese contribui para a manutenção da vida no planeta Terra, eles possuem consciência que o processo fotossintético é essencial para os seres. Na terceira questão, 52% dizem ter sentido dificuldade no aprendizado a respeito desse tema. Isso pode decorrer do fato de que a fotossíntese consiste em um processo bioquímico complexo, sendo assim os professores devem adequar suas metodologias de ensino de forma a atrair atenção e aguçar curiosidade dos alunos, a quarta questão refere-se aos elementos, água, oxigênio e luz solar, 80% dos estudantes concorda que eles são essenciais à ocorrência da fotossíntese, mas só água e luz solar devem ser considerados, pois, o oxigênio é reagente necessário à respiração celular. Na quinta questão 56%, concorda que o evento só ocorre no dia e não foi mencionada a outra reação, na educação básica, é comum professores não tratarem da fase escura. E na sexta questão, 80% afirmam que o processo de fotossíntese pode ocorrer nas algas verdes, eles devem ter associado à coloração verde às plantas, um dos elementos indispensáveis à ocorrência do fenômeno, mas esqueceram de mencionar as cianobactérias que também fazem fotossíntese.
CONCLUSÕES:
Constatou-se que grande parte dos alunos formularam conceitos muito simples, às vezes, vagos e superficiais, sobre fotossíntese e têm dificuldades em utilizar a linguagem científica na definição desse processo. Apesar disso, eles consideram esse fenômeno essencial para a ocorrência e a existência de vida no nosso planeta. A dificuldade em estudar o assunto pelos alunos pode decorrer do fato desse processo ser complexo, do ponto de vista bioquímico, apresentando várias etapas que devem ser destrinchadas durante a abordagem do assunto no processo de ensino. Muitos alunos acreditam que a consumação desse processo ocorra somente com a utilização da energia solar, mas sabemos que esse evento necessita do sol apenas para a efetuação da fase clara, sendo a escura não dependente da irradiação solar, pelo fato dessa etapa não ser abordada em sala de aula. Nesse sentido, há a necessidade do professor adequar suas aulas ao tema, de modo que se planeje e organize a abordagem desse assunto de modo que trate do conceito e do processo químico como um todo, de forma clara e objetiva, utilizando a linguagem da ciência, mas de maneira precisa e esclarecedora, de modo que possa efetivamente permitir que os alunos venham a aprender sobre o tema fotossíntese.
Palavras-chave: Processo fotossintético, Aprendizagem, Educação.