65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS VISITANTES SOBRE O PARQUE MUNICIPAL DA MATINHA.
Gabriel Gomes Mendes - Discente do Curso Técnico em Agropecuária Integrado - IF BAIANO
Bruno Lima Poliselli - Discente do Curso Técnico em Agropecuária Integrado - IF BAIANO
Sayonara Cotrim Sabioni - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Biologia - IF BAIANO
INTRODUÇÃO:
Até o atual momento a terra tem passado por profundas transformações que desencadeiam desequilíbrios ambientais, afetando a qualidade das águas, do solo, do ar, que provocam mudanças no clima mundial, redução dos habitats, e consequentemente diminui a diversidade biológica e a qualidade de vida da população mundial (PRIMACK & RODRIGUES, 2001; WILSON, 2002).
Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. As respostas ou manifestações daí decorrentes são resultados das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa (COELHO, 2002).
Após esses variados eventos, que tem ocorrido em nosso planeta, relacionados às temáticas ambientais, muito se falou sobre meio ambiente no Brasil, no entanto, ainda não é tão evidente a percepção que os indivíduos demonstram sobre o assunto, principalmente, com relação a real dimensão das variáveis ambientais e aos seus efeitos sobre o ambiente como um todo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi realizar um diagnóstico da missão social do Parque Municipal da Matinha para o município de Itapetinga, quanto à percepção dos seus visitantes.
MÉTODOS:
Este estudo foi desenvolvido no Parque Municipal da Matinha (PMM) localizado no município de Itapetinga, na região do Sudoeste da Bahia. Iniciaram-se os trabalhos com uma pesquisa bibliográfica sobre Parque, para o conhecimento de como este estava organizado e estabelecido.
Como instrumento para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado junto aos visitantes do PMM, onde foram enfocados os seguintes aspectos: perfil sociocultural dos visitantes, percepção dos mesmos em relação ao enquadramento do Parque; motivo pelo qual frequentam o Parque; a percepção quanto à origem dos animais; o que é o Parque da Matinha para os entrevistados.
A escolha dos entrevistados foi feita pela ordem de disponibilidade dos mesmos, não os obrigando a responder todas as questões contidas no questionário. No entanto, nem todos se disponibilizaram a colaborar com a pesquisa de campo
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste estudo, 70% dos entrevistados foram do gênero masculino e 30% representado pelo o gênero feminino. A respeito da frequência de visitas dos entrevistados: 4,8% frequentava o parque pela a primeira vez e 95,2% já frequentaram o parque por mais de duas vezes.
Quando se questionou como se enquadra o Parque da Matinha: 89,4% dos entrevistados não souberam responder a essa questão, 7% dos entrevistados responderam que é considerado uma APP (Área de Preservação Permanente) e 3,6% responderam que é considerado uma APA (Área de Proteção Ambiental).
Na questão sobre a origem dos animais, os dados apontaram que 47% dos visitantes acreditam que os animais são doados, 39% responderam que foram comprados, 7% responderam que foram caçados e 7% não responderam a essa questão. A grande diversidade dos animais do Parque é percebida pelos visitantes pela observação destes em liberdade nas áreas preservadas do entorno do Parque.
Observou-se também que as informações que os visitantes tinham sobre a vida animal era proveniente principalmente de documentários televisivos que os tornam mais sensíveis e preocupados em conhecer e apreciar a vida animal do Parque, resultado também encontrado por Morris, (1990) nos seus estudos sobre zoológicos.
Em relação à questão, O que é o Parque da Matinha é para você? Segundo os dados, 50,6% dos entrevistados responderam que o Parque é uma área de lazer e diversão.
CONCLUSÕES:
Os visitantes não souberam enquadrar Parque Municipal da Matinha em APP ou APA. Eles consideram o Parque como uma área de lazer e diversão onde se possibilita a ampliação de conhecimentos sobre ecologia e Educação Ambiental e acreditam que os animais são doados ou comprados e ainda ver a televisão como meio mais importante para obter informações sobre a vida animal. O Parque Municipal da Matinha é um ambiente preferencial para ser visitado, por ser uma área verde de preservação e lugar agradável para passeio utilizada por toda a microrregião, que tem ainda propósito de vir a ser um Centro de Pesquisa para escolas e universidades.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Parque Municipal da Matinha, Percepção Ambiental.