65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
BIOMASSA DE Pycnoporus sanguineus PRODUZIDA EM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE CHORUME
Jakeline Andrade de Souza - Universidade do Estado do Amazonas
Patrícia Loureiro de Souza - Universidade do Estado do Amazonas
Esmeralda Andrade de Souza - Universidade do Estado do Amazonas
Márcia de Matos Fragata - Universidade do Estado do Amazonas
Danielle Maciel Reis - Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O lixo urbano é um dos problemas ambientais mais preocupantes da atualidade, por sua produção acelerada e seu descarte na maioria das vezes indiscriminado em locais inapropriados causando impactos negativos ao meio ambiente e à população, pela presença do chorume, líquido percolado de alta toxicidade e odor desagradável gerado a partir da biodeterioração da matéria orgânica. Pesquisas recentes utilizando fungos de podridão branca evidenciam a versatilidade destes microorganismos em biodeteriorar a matéria orgânica e até inorgânica, apresentando-se como potenciais degradadores deste líquido rico em metais potencialmente tóxicos. Neste grupo está incluída a espécie Pycnoporus sanguineus, potencial biodegradador de compostos tóxicos. A exploração da atividade dos microrganismos é a principal estratégia utilizada em tratamento biológico para recuperação de ambientes poluídos e a Amazônia mostra-se como um enorme laboratório capaz de fornecer fungos capazes de degradar chorume.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Portanto, o presente projeto visou avaliar uma cepa amazônica de Pycnoporus sanguineus com potencial para produção de biomassa em meio acrescido de altas concentrações de chorume.
MÉTODOS:
Neste estudo foi utilizado uma cepa amazônica do fungo basidiomiceto de podridão branca P. sanguineus, armazenado no banco de dados do Laboratório de Estudos Fúngicos do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP/UEA. O fungo foi coletado no perímetro urbano do município de Parintins/Amazonas. Foi Isolado em meio de cultura BDA (batata, dextrose e Agar) e incubado a 30 ºC durante 7 dias. Para desenvolvimento da massa miceliana foi utilizado meio de cultivo contendo água estéril e chorume nas concentrações 10%, 20%, 30%, 40% e 50% em erlenmeyer de 250 mL.O efluente foi coletado no lixão de Parintins/AM, previamente esterilizado a 121ºC, centrifugado a 2400 rpm e oxigenado por 2 horas. A massa micelial produzida foi avaliada pelo crescimento em meio líquido em condição estacionária, em período de 30 dias à 30ºC, utilizando-se o método de filtragem alíquota em papel filtro. Os experimentos foram acompanhados se seus respectivos controles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em valores absolutos a maior produção de biomassa fúngica em meio acrescido de chorume ocorreu na concentração 30% (14,3%), seguida da concentração 20% (12,2%) e da concentração 10% (9,15%) respectivamente. A menor produção ocorreu na concentração de 50% (8,40%) e no controle com 5,2% de biomassa. Munari et al. (2003), estudando a cinética de produção de biomassa do fungo Pleurotus sajor-caju em cultivo submerso com efluentes da indústria de papel, observaram maior quantidade de biomassa em tratamentos com o efluente. Situação semelhante foi observada em pesquisas de Cai et al. (1993), onde evidenciou-se o crescimento radial do basidiomiceto Pleurotus sajor-caju em meio de cultivo com a presença de compostos fenólicos. Observações também ocorridas durante o experimento.
CONCLUSÕES:
O fungo P. sanguineus apresentou maior percentual de biomassa fúngica na concentração de 30% de chorume.
Palavras-chave: Pycnoporus sanguineus, efluente tóxico, massa micelial.