65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
MASSA MICELIANA DE FUNGO BASIDIOMICETO PRODUZIDA SOB INFLUENCIA DE DIFERENTES FAIXAS DE pH e CONCENTRAÇÕES DE EFLUENTE
Márcia de Matos Fragata - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Adriana da Silva Nunes - Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Esmeralda Andrade de Souza - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Patrícia Loureiro de Souza - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Jakeline Andrade de Souza - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Ademir Castro e Silva - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A região Amazônica abriga grande quantidade de microorganismos, que em sua grande maioria são desconhecidos ou pouco se conhece sobre sua biologia ou os fatores que interferem em seu metabolismo. Um desses fatores é o pH que pode num meio ou substrato afetar o crescimento direta ou indiretamente. Outro efeito é sobre a permeabilidade da célula, a qual é alterada com diferentes graus de acidez ou alcalinidade. O pH pode interferir desde o crescimento até a produção de enzimas, pigmentação ou metabólitos, pois o microorganismo se adapta ao ambiente respondendo com mecanismos de natureza química ou física. Outro fator é a composição do meio de cultivo, como a fonte de carbono, nitrogênio, oxigênio que pode estimular ou inibir o crescimento micelial do fungo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a massa miceliana de um fungo basidiomiceto produzida sob influência de diferentes faixas de pH e concentrações de efluente (chorume).
MÉTODOS:
Basidioma do fungo de podridão branca codificado como FV-12 foi coletado na região de várzea do município de Parintins/Amazonas. Foi Isolado em meio de cultura BDA (batata, dextrose e Agar) e incubado a 30 ºC durante 7 dias. Para desenvolvimento da massa miceliana foi utilizado meio de cultivo contendo água estéril e chorume nas concentrações 10%, 20%, 30%, 40% e 50% e testadas as faixas de pH 5, 7, 9, 11 para cada concentração em erlenmeyer de 250 mL.O efluente foi coletado no lixão de Parintins/AM, previamente esterilizado a 121ºC, centrifugado a 2400 rpm e oxigenado por 2 horas. A massa micelial produzida foi avaliada pelo crescimento em meio líquido em condição estacionária, em período de 15 dias à 30ºC, utilizando-se o método de filtragem alíquota em papel filtro.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O fungo FV-12 apresentou maior percentual de massa miceliana na concentração com 20% chorume em faixa de pH 5 com 7,45% de biomassa, seguido da concentração de 40% de chorume em faixa de pH 9 com 6,45% de biomassa e por conseguinte a concentração 50% do efluente em pH 7 com produção de 5,30% de massa miceliana respectivamente. O pH exerce um papel fundamental no metabolismo do fungo, uma vez que o mesmo apresenta grande versatilidade ao desenvolver-se em faixas de pH entre 5 e 9 em diferentes concentrações de chorume. Resultados corroboram com a afirmação de Trabulsi e Alterthum (2008) de que fungos filamentosos podem desenvolver-se na faixa de pH entre 1,5 e 11. Por outro lado, a literatura relata que o pH ótimo do crescimento frequentemente se situa em pH ácido (Fonseca, 2009; Moreira Neto et AL., 2009), fato que corrobora com os resultados deste trabalho.
CONCLUSÕES:
O fungo basidiomiceto FV-12 apresentou seu melhor desempenho em faixa de pH 5 na concentração de 20% de chorume. Portanto, o pH pode ser fator determinante no crescimento miceliano e no comportamento fisiológico fúngico.
Palavras-chave: pH, efluente, biomassa.