65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
COPOS DESCARTÁVEIS NA UFPR – SETOR LITORAL: CRENÇAS E COMPORTAMENTOS
Carolina de Lima Cerqueira - Graduanda em Gestão e Empreendedorismo – UFPR – Setor Litoral
Heinrich Gillieron Speck - Graduando em Agroecologia – UFPR – Setor Litoral
Luiz Everson da Silva - Prof.Dr.Orientador – UFPR – Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
Entender o processo de formação cultural é de extrema relevância para refletir sobre a unidade da humanidade dentro da diversidade, buscando outras perspectivas que vão além dos aspectos meramente biológicos. Há muitos anos busca-se entender os processos e diferenças comportamentais dos seres humanos. A partir de estudos sobre as culturas, pôde-se entender um pouco mais sobre esses comportamentos, por meio de certos aspectos, como valores e crenças. Por outro lado é preciso trocar nossas lentes afim de estabelecer relações de cooperação e inter-relação entendendo o humano, a sociedade e o ambiente intimamente conectados. Nesta perspectiva é necessário atacar causas comuns que dizem respeito diretamente acerca da sustentabilidade do planeta e por conseguinte o equilíbrio da vida como um todo. Para tanto se faz necessário ações de intervenção que concretamente contribuam para mudanças de atitude.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diminuir a quantidade de copos descartáveis utilizados restaurante universitário, por meio do programa de troca de copos descartáveis por canecas pessoais de material durável, vislumbrando a participação voluntária dos sujeitos, usuários do restaurante, na busca por autonomia, comprometimento e cooperação numa relação dialógica de sociedade-ser humano e meio ambiente.
MÉTODOS:
A área de estudo, o restaurante da UFPR – Setor Litoral é de propriedade privada, mas por processo de licitação serve cerca de 600 refeições por dia. Pensando em criar uma identidade para a campanha por meio de uma marca, além de procurar fazer uma campanha carismática e engraçada, fugindo de se tornar “ecochato”, partiu-se para criação de uma logomarca e slogan, definindo-se sobre o nome da campanha - “Caneca 52, a segunda boa idéia”, uma brincadeira com a marca da cachaça 51 com slogan “51, uma boa idéia”. Visitou-se o grupo de catadores de materiais recicláveis do município a fim de saber sobre a destinação do copo descartável e seu mercado de reciclagem. Trabalhou-se com cartazes artesanais que foram colados em grande quantidade em toda a universidade e no restaurante universitário com diversas mensagens informativas: as contagens de copos descartáveis utilizados no RU; o ciclo produtivo do copo descartável, mostrando o quanto se gasta de energia na fabricação deste copo para ser utilizado apenas uma vez; as vantagens de ter a sua caneca pessoal; e mais atitudes que podem ser tomadas para melhorar o ambiente que vivemos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A educação ambiental, pretende contribuir para que os cidadãos pensem antecipadamente nas suas atitudes; observem e analisem, criticamente, o seu cotidiano; e atuem ao perceberem a necessidade de intervenção ou mudança. Neste sentido percebeu-se objeções de algumas pessoas em relação a campanha: de não ter a caneca, não ter onde levar, ser incomodo carregar; outras diziam que os copos descartáveis não resolveriam os problemas ambientais, que os catadores de material reciclado ficariam sem trabalho, etc. Essas pessoas não conseguiam entender que o objetivo da caneca era para substituir o copo descartável em qualquer situação, e não apenas no restaurante universitário. Constatamos que essas objeções não têm embasamento, pois as associações de catadores de Matinhos não recolhem o copo descartável pelo fato do seu baixo valor comercial não compensar o transporte até o comprador. Também descobrimos que a água utilizada para lavar o copo reutilizável é menor que a água utilizada na produção e na reciclagem do copo descartável, sem contar o gasto energético que vai desde a extração do petróleo até o transporte ao consumidor final. O processo ocorreu durante o ano de 2012 e os resultados mostraram uma economia de 19.800 copos descartáveis, tendo como média 600 refeições por dia.
CONCLUSÕES:
Percebeu-se o impacto da campanha, já que antes todos usavam copo descartável, hoje algumas pessoas já usam canecas, e não apenas no RU, como em todos os lugares (na universidade, em eventos, congressos, festas, etc).
Sabemos que a substituição do copo descartável por renovável não é a única solução para os problemas ambientais existentes e que é uma redução mínima dos impactos ambientais causados pelo lixo, mas esperamos que seja um meio de conscientização ambiental e o inicio de um longo processo de mudança de hábitos.
Segundo Brundtland (1988) o uso dos recursos naturais deve ser feito de maneira consciente atendendo as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. O primeiro passo é reduzir o nosso consumo, avaliando o que realmente precisamos e o que é supérfluo; depois reutilizar o que temos; e o último caso é a reciclagem. Acredito que este conceito deve estar presente na consciência de todas as pessoas.
A campanha foi feita de maneira modesta devido a falta de recursos financeiros, mas atingiu o seu objetivo de conscientização e conseguiu mobilizar o RU para retirada total dos copos descartáveis.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Gestão Ambiental de Resíduos, Crenças ambientais.