65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS À RESPEITO DO SANEAMENTO BÁSICO: O CASO DO BAIRRO DO ARRUDA, RECIFE - PE
Leandro Pereira de Souza - Depto. Acadêmico de Infraestrutura e Construção Civil – IFPE
Áurea Nascimento de Siqueira - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
INTRODUÇÃO:
Entende-se saneamento como sendo o conjunto de serviços que devem ser prestados à população, urbana e rural, de qualquer localidade, por parte do Estado, visando à promoção da saúde social. E os principais serviços de saneamento são a drenagem pluvial, esgotamento sanitário, abastecimento de água e a coleta/tratamento de lixo (FUNASA, 2004). Sabendo-se disso, para se obter êxito na oferta qualitativa do saneamento, é indispensável lançar mão de um infraestrutura propícia que conceda uma vida sadia às pessoas (LEME, 1982). Partindo do exposto acima, concentra-se o foco de estudo sobre o Brasil que, em virtude de sua evolução histórica, territorial e econômica, apresenta, hoje, um cenário caótico no que concerne ao saneamento básico, principalmente a respeito da água e do esgoto (REZENDE, 2002; LOBO, 2003). É fato que no citado país, ocorrem situações diferenciadas e específicas na prestação dos serviços em questão, portanto, decidiu-se realizar uma observação crítica do diagnóstico do saneamento em parte do bairro do Arruda, situado na Zona Norte da Cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco. E este local, com o advento da urbanização e do crescimento do comércio, tem mostrado déficits no saneamento, que serão relatados no presente resumo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A objetivação do trabalho dá-se na divulgação de propostas elaboradas com base nos resultados das observações feitas em campo que subsidiaram a construção de um trabalho acadêmico, possibilitando a disseminação das idéias que, se concretizadas, têm potencial de atenuar certos impactos ao ambiente do local de estudo, tornando-o sanitariamente mais habitável.
MÉTODOS:
Os autores deste resumo se valeram de alguns métodos que permitiram a apreensão da realidade, como a ida ao local proposto para a realização da análise e a tiragem de fotografias, além da pesquisa de gabinete, onde foram colhidas informações da internet. Houve visita a algumas ruas do bairro do Arruda, próximas ao estádio do Santa Cruz Futebol Clube, onde foram registradas algumas imagens e entrevistas informais com certos moradores; estes argumentaram acerca da situação de serviços básicos de saneamento. A ida ao local deu-se em um único dia, onde se fizeram as atividades acima descritas. Quanto às informações retiradas da internet, buscou-se, em determinados endereços eletrônicos, dados sobre a história da ocupação do bairro do Arruda, seu perfil urbano e comercial, e as implicações dessa ocupação na questão do saneamento local. Tudo que foi levantado serviu de subsídio para a elaboração de medidas passíveis de serem aplicadas, pelos moradores, para que qualifiquem, mais ainda, a vivência no local.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com observações feitas, pode-se afirmar que as condições de saneamento, no Bairro do Arruda, são regulares. A evolução urbana do espaço deu-se, principalmente, em volta do comércio, que, como ocorrem em vários bairros do Recife, cresceu sem a adequada estrutura de saneamento. Nas ruas visitadas, o abastecimento de água, segundo os moradores, é qualitativo, apresentando danos em alguns hidrômetros; a coleta do esgoto é presente, mostrando, também, regularidade. A coleta de lixo, mais uma vez, conquista a boa aceitação do público local. Mas a drenagem pluvial mostra precariedade, com as bocas-de-lobo danificadas e entupidas com lixo, tornando iminente o risco de alagamentos no local. Com essa realidade, buscando complementação dos atuais serviços, e com visão ecológica, propõe-se à população, dentro da limitação de cada morador, a captação da água da chuva, lembrando do regime de chuvas na cidade e das condições do sistema de drenagem. Assim, evitando os típicos alagamentos. A outra medida se refere à destinação de resíduos sólidos, como alumínio, papelão, plástico, entre outros, a um estabelecimento de reciclagem local, próximo às ruas visitadas, o que atenuará os riscos àquele ambiente e ao determinado aterro sanitário.
CONCLUSÕES:
Por tudo que foi observado, no pequeno trecho percorrido do Bairro do Arruda, pode-se entender que as condições de saneamento são regulares, contudo, ainda carecem de soluções, individuais e/ou coletivas que viabilizem um incremento na qualificação da vida dos moradores do local. Mas, a população só despertará para atuar se lhe for dada, por parte de nossas autoridades, uma educação que permita agir e compreender sobre o valor de suas ações, procurando, continuamente, a instauração de uma plena promoção de saúde pública. Acredita-se, por fim, que a principal medida que pode, e deve ser concretizada, é o estabelecimento de um programa de educação ambiental, buscando a plena conscientização do público local, em relação à questão do saneamento básico.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Melhorias nos Serviços de Saneamento, Saneamento Ecológico.