65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
AÇÕES DO PIBID BIOLOGIA/IFRN NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CLARA TETEO/MACAU/RN
Ana Kannya Lopes de Siqueira - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Edivan Morais de Souza Junior - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
Lilian Miranda do Nascimento - Depto. de Licenciatura em Biologia - IFRN
INTRODUÇÃO:
A escola como instituição de ensino fornece aos educando um enriquecimento de conhecimentos, tornando em inúmeras vezes o momento de aprendizagem uma atividade divertida para os alunos. Enfatizando a importância da biologia, dos seres vivos e o meio ambiente como parte integrante do convívio social, cultural e ambiental. Assim, proporcionando várias transformações positivas da visão biológica e seu contexto social. O processo de ensino de biologia deve ser ajustado por meio do aprendizado ativo com envolvimento em atividades de descoberta (KRASILCHIK 2008). Diante deste pressuposto o presente trabalho desenvolvido na Escola Estadual Professora Clara Teteo no município de Macau/RN têm como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo subprojeto PIBID do IFRN, Câmpus Macau no ano de 2012-2013. No universo das atividades foram realizadas com alunos do ensino médio, aulas práticas de microscopia e zoologia e produção de jogo didático. Dentro deste contexto destaca-se o Programa Nacional de Iniciação à Docência (PIBID) que promove a integração das instituições públicas de ensino superior que apresentam cursos de licenciatura, com as escolas públicas das redes estadual e municipal, visando contribuir para a melhoria da educação no Brasil (MEC 2013). Nesta perspectiva, a atuação dos participantes do subprojeto PIBID do curso de licenciatura em biologia do IFRN Câmpus Macau corrobora para a aplicação e ampliação de experimentos metodológicos no ensino de biologia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar atividades desenvolvidas pelo subprojeto PIBID do IFRN Câmpus Macau no ano de 2012-2013, sendo aulas práticas de microscopia, aula prática de zoologia e produção de jogo didático. Com o propósito de contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, nas ciências biológicas da educação básica pública.
MÉTODOS:
A metodologia apresentada nesse estudo decorre de relatos de experiências das atividades desenvolvidas pelo PIBID/IFRN/Macau. Nas atividades foram utilizados dois microscópios óticos (um monocular e um binocular) com alunos do 1º ano “A”. Inicialmente foram abordados a origem do microscópio e o preparo de lâminas histológicas, em seguida, foi apresentado os microscópios e suas principais peças e funções. Ao microscópio monocular foram visualizadas lâminas com inseto, hemácias e platelminto. Na turma do 2º ano “B” foi realizada aula prática de zoologia. As amostras biológicas correspondiam a um camarão (artrópode da classe crustáceo), dois bichos pau (artrópodes da classe inseto), uma aranha (artrópode da classe aracnídeo), uma concha de caramujo (molusco da classe gastrópode) e uma cobra coral (cordado do subfilo vertebrado). O jogo foi produzido e aplicado com alunos do 1º ano “C”. Na confecção do jogo foram utilizadas cartolinas, caneta, tampas de refrigerantes e dois dados. Com a caneta foi desenhado uma trilha na cartolina dividida em trinta e duas partes (casas). Nas partes de números três, quatro, sete, nove, doze, quatorze, dezessete, dezoito, vinte e um, vinte e quatro, vinte e sete e trinta, foi escrito pontos de interrogação. Com uma cartolina, foram confeccionadas vinte cartas com perguntas sobre a composição química da célula. Os dados foram utilizados para fornecer o número de casas a ser percorrido. As tampas foram utilizadas como cones para percorrer as casas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na aula prática de microscopia os alunos demostraram desinteresse pela apresentação da origem do microscópio. Porém, incluía na aula uma breve discussão a respeito da microscopia. Conforme Krasilchik (2008) as aulas expositivas devem ser utilizadas para transmitir ideias ou sistematizar um tópico importante. Borges (2002) afirma que em aulas práticas laboratoriais os alunos entram em contato com instrumentos que não observam no ambiente de sala de aula. Na visualização das laminas os alunos demostraram curiosidade e participação na aula com perguntas a respeito das amostras visualizadas. Na aula prática de zoologia os alunos entenderam o assunto de forma mais rápida, diferenciando bem os filos do reino animal apresentados e as estruturas que os caracterizam. Durante a aplicação do jogo os alunos interagiram entre si e com o professor de forma divertida e comunicativa, demostrando interesse no conhecimento da composição química da célula como estratégia para obter vitória no jogo. Conforme Teles (1999) o jogo e o humor posiciona o indivíduo em estado criativo. Kishimoto (1996) descreve que o jogo desenvolve a afetividade, promovendo relações entre os alunos. Desta maneira, o jogo permitiu o surgimento de amizade entre os alunos por meio da cooperação estabelecida, além da demonstração de interesse no conhecimento do assunto, mesmo que este último tenha ocorrido como estratégia para êxito no jogo, mas possibilitou desta forma um avanço no aprendizado do assunto apresentado.
CONCLUSÕES:
Nas ações do PIBID percebeu-se que as aulas expositivas foram vistas pela maioria dos alunos como uma atividade de pouca importância realizada pelo professor, trazendo apenas o conceito dos assuntos. Desta forma, se percebe a importância de desenvolver por partes dos docentes da Escola Estadual Professora Clara Teteo, novas metodologias pedagógicas para trabalhar, com o objetivo de mudar esse quadro. Durante muito tempo acreditava-se que o fracasso escolar era devido ao processo de os alunos não aprenderem o que os professores ensinavam. Hoje o fracasso de aprendizado dos alunos também é devido ao trabalho inadequado do professor (OLGUIN e col. 2008). Nas aulas práticas de microscopia e zoologia percebeu-se a importância dessa metodologia para os alunos da Escola Estadual. Essa prática pedagógica utilizada posteriormente a aulas expositivas promoveu um aprendizado maior pelos alunos com o assunto apresentado e estimulou a curiosidade dos mesmos. O uso do jogo didático promoveu entre alunos da turma do 1º ano “C” uma comunicação e amizade na qual não existia antes. Desta maneira percebeu-se a importância do uso da atividade lúdica para complementar a aula de composição química da célula para os alunos da Escola Estadual. Assim, fica evidente que o uso de atividades lúdicas e aulas práticas para completar um assunto já exposto estimulam a curiosidade dos alunos promovendo um interesse no conhecimento do assunto discutido.
Palavras-chave: PIBID, Atividade prática, Jogos.