65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A PERCEPÇÃO DO TERRITÓRIO URBANO: SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ANÁLISE ESPACIAL DO COTIDIANO
Áurea Nascimento de Siqueira - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Elvis Rodrigues dos Santos - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Fillip Grimily Pereira Farias - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Luciana Cardoso de Souza - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Marcelo Lima de Morais - Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
Aldemir Dantas Barboza - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Ciências Geográficas – UFPE
INTRODUÇÃO:
Ao analisar o espaço vivenciado pelos alunos da Escola Senador Novaes Filho, localizada no Bairro da Várzea - em Recife, Pernambuco - onde aqueles presenciam a realidade ao seu redor, em relação à urbanização e aos processos de crescimento socioeconômico, tanto na própria comunidade que habitam como no espaço em geral, faze-se necessário o uso de métodos educacionais que contribuam para a qualificação do saber dos educandos para questão urbana. Com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de geografia que executa atividades e dinâmicas interativas com os estudantes, abordou-se o conceito de urbanização e sua ocorrência em meio à sociedade do século XXI, onde está diretamente ligado ao contexto da realidade dos alunos, que vivem na Região Metropolitana do Recife. Foi necessária a união de aspectos teóricos e dinâmicos para que os alunos possam compreender esse processo urbano: como se originaram e quais foram os primeiros núcleos urbanos, como a revolução industrial contribuiu para o crescimento urbano, contextualizando com a evolução ocorrida no processo de urbanização. Nessa perceptiva observamos o Brasil, delimitando para a localidade onde os alunos convivem, para estudar o tema e se aproximar da realidade que os mesmos conhecem, para interagir no processo educativo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Essas ações objetivam relacionar, neste contexto, o conceito de urbanização, suas características e implicações, com as realidades vivenciadas pelos alunos da comunidade escolar, estimulando, dessa forma, a interação dos estudantes com o meio urbano, possibilitando a apreensão de novos horizontes e abrangendo a construção do conhecimento do alunado da referida escola.
MÉTODOS:
Os métodos utilizados pelos autores deste resumo foram desenvolvidos a partir da revisão bibliográfica, pesquisas realizadas pela internet, exposição educativas e ilustrações em slides, com ações reflexivas com discussões pertinentes à temática em questão apresentada aos alunos do 1º ano e 2 º ano do ensino médio da presente escola, em contribuição direta à pesquisa. O trabalho dá-se pela exposição das propostas educativas e didáticas na Escola Senador Novaes Filho, desenvolvidas pelos discentes do Projeto PIBID de Geografia, onde os estudantes do ensino médio (1º e 2º ano) desenvolveram atividades com os bolsistas do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPE, em forma de palestras interativas, dinâmicas e oficinas de aprendizagem, entre outras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em relação ao contexto educacional dos alunos sobre o assunto em questão, analisado com base na vivência escolar e nas observações feitas, pode-se afirmar que existe a falta de conhecimento do alunado em relação ao tema exposto e a dificuldade de interação dos estudantes; porém, eles se mostraram interessados e atentos à aula teórica, quando se trouxe o tema para realidade atual de cada aluno. Com as práticas, os estudantes puderam expor suas opiniões, exemplificando, mostrando a existência de fatos do cotidiano e o reconhecimento do aumento do processo de crescimento na sua cidade e em cidades vizinhas. Com a abordagem desta aula teórica exposta para os estudantes, os mesmo puderam aprimorar seus conhecimentos e analisar com outras percepções a cerca do tema exposto.
CONCLUSÕES:
Com todas as relações observadas, comprova-se a necessidade da dinâmica e de palestras dessa natureza para o aprimoramento dos estudantes do ensino médio e para o aperfeiçoamento da qualificação profissional dos alunos bolsistas do PIBID; pois, a interação no âmbito educacional contribui para o desenvolvimento e preparação dos alunos PIBID para a futura prática docente. Este conteúdo permitiu o desenvolvimento direto do conhecimento dos alunos da escola, pois adquiram e assimilaram novos conceitos, relacionando-os com o seu dia-a-dia.
Palavras-chave: Percepção, Urbanização, Educação.