65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
REORGANIZAÇÕES ESPACIAIS EM UM AMBIENTE DE MÚLTIPLAS CENTRALIDADES
Alan Soares Bezerra - Graduando, Unidade Acadêmica de Geografia, UFCG
INTRODUÇÃO:
Esse ambiente centralizador de relações e de múltiplas territorialidades denominado Centro, foi o palco de nossos estudos em uma pesquisa que foi desenvolvida entre julho de 2010 a agosto de 2011. Ortigoza (2001) o define como sustentáculo de várias ações sociais, já Corrêa (1991), reitera a complexidade, a heterogeneidade, a fragmentação e a articulação inerentes desse Espaço Urbano uma vez que passam a serem analisados. Tendo em vista essas premissas, estudamos as transformações nesse espaço decorrente de uma ação do Ministério Público do Estado da Paraíba no ano de 1996 mais que vem influenciando a organização espacial até os dias atuais. Essa ação consistia na retirada dos ambulantes e camelôs das ruas centrais da Cidade, frente a isso, uma logística para adequação dessa decisão foi necessária, com a construção do Shopping Centro Edson Diniz e das ARCCAS para abrigar os comerciantes, além do monitoramento das áreas agora livres e um plano de revitalização dos ambientes anteriormente ocupados. Os resultados encontrados reiteram a importância da pesquisa no que concerne discussões sobre as dinâmicas urbanas de cidades de mesmo porte que possuam importância dentro das Redes Urbanas as quais fazem parte, e completam positivamente os itinerários do desenvolvimento da atual e complexa conjuntura do território brasileiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propomos identificar e analisar as medidas tomadas pelo Poder Público Municipal frente a decisão do Ministério Público Estadual no que diz respeito ao Centro de Campina Grande além da ação desse ator espacial, assim como a recepção desses atos na outra parcela atingida: a dos comerciantes. É nessa perspectiva que o nível de coesão dos envolvidos sera atingido.
MÉTODOS:
O material que foi utilizado partiu de uma revisão bibliográfica pertinente sobre a Geografia Urbana, do Comércio e do Consumo. Pesquisas na Internet, gravadores para entrevistas, câmeras digitais para registros das visitas em campo, artigos sobre a problemática, além de parcerias com as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos (SOSUR) e a de Planejamento (SEPLAN).
O método adotado estava ligado aos procedimentos metodológicos, uma vez que optamos pela transducção – método de análise de Henri Lefebvre – que tem como eixo central norteador a análise regressão-progressão que parte do nível duma verdade histórica, para o nível do subjetivo, individual, desenvolvendo uma análise crítica da sociedade, através de suas representações ideológicas e dos conceitos cotidianos. Costa (2003) aponta que a construção virtual do objeto se dá pelas informações e que as soluções serão atingidas pelos fundamentos encontrados.
Diante do exposto, entrevistamos os Secretários Municipais das secretarias supracitadas. E um número de comerciantes tendo em vista a totalidade em cada lugar revitalizado seja no Shopping Centro ou nas Arccas. Consultamos a Secretaria de Planejamento através de um mapa atual do bairro Centro da Cidade de Campina Grande, tomamos por base para a reorganização espacial das ruas agora livres dos comerciantes o Projeto de Revitalização das fachadas dos prédios históricos da Prefeitura – o denominado Projeto Campina Deco – além de levantamentos fotográficos da área.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Porém o que encontramos nesse ambiente de múltiplas territorialidades e palco de constantes reorganizações espaciais?
Em um primeiro momento o Centro de Campina Grande ainda apresenta forte centralidade econômica na dinâmica comercial e de serviços mesmo existindo subcentros. O que revela um poder pujante e persistente nesse lócus que deu origem a Cidade. Em um segundo momento apresentamos a conjuntura atual resultante da saída dos ambulantes e camelôs das ruas centrais. A Prefeitura criou locais revitalizados, ou seja, em ambientes estatais que não tinham mais função ou não que exerciam com tanta objetividade e lhes deu um novo uso, foi daí que surgiram o Shopping Centro Edson Diniz (primeiro a ser inaugurado em fevereiro de 2002), as Arccas Catedral e Titão (inauguradas no mesmo ano) e as Galerias Central e Maringá (mais recentes) como propostas para adequação dos comerciantes que não tinham locais próprios para suas atividades.
Detectamos ainda novas territorialidades tentando serem fixadas nesses ambientes limpos pela Prefeitura. O que demanda por parte dela uma guarda ostensiva na tentativa de tornar ineficaz a apropriação desses desses lugares por novos comerciantes. Essa relação tem sido constantemente noticiada nas mídias locais. E no que diz respeito aos comerciantes relocados, a insatisfação é equilibrada dentre o número de entrevistados.
CONCLUSÕES:
Na proposta dialética é difícil encontrar uma equidade entre as opiniões atendidas no trabalho. E foi o que encontramos nesse ambiente múltiplo de centralidades e com marcas de reorganizações espaciais diversas na intenção de deixar mais saudável a vida no/do lugar. De um lado um Estado que diz atender na medida do possível as demandas que lhe é imposta, seja do lado da Justiça (na representação do Ministério Público), seja com a sociedade civil (no caso dos comerciantes) criando lugares para abrigarem os comerciantes, trazendo propostas de uma nova organização espacial (Projeto Campina Deco); do outro, uma sociedade que quanto mais conhece seus direitos não para de clamar por eles e que se expressam através de insatisfação contra a prefeitura na medida em que de acordo com eles apenas relocados para novos espaços, porém esquecidos, e uma assistência na continuidade de suas atividades não há, assim também como a visibilidade por parte da sociedade que até se adequarem com os novos locais demanda tempo e isso reflete nos lucros, propõem-lhes a criação de uma Rede de Divulgação dos Produtos comercializados.
Ao mesmo tempo que fechamos esses resultados, no Centro diversas relações estão sendo desenvolvidas e são essas ações que dão vida a urbe. É possível perceber insatisfações por todos os lados, mais assim é a vida nas cidades, nesse mesmo ambiente diferentes histórias acontecem.
Palavras-chave: Centro, Campina Grande, Territorialidade.