65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
FLORES DO CERRADO - Programa Mulheres Mil do IF Goiano Câmpus Urutaí: Ensino Profissionalizante abrindo oportunidades para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica do sudeste goiano.
Maria Aparecida de Oliveira Rosa - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS URUTAÍ
Luccas Geovani Alves da Silva - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CÂMPUS URUTAÍ
INTRODUÇÃO:
Programa Mulheres Mil no Instituto Federal Goiano Câmpus Urutaí foi um grande passo no sentido de integração da instituição de ensino com a comunidade, em 2012, tivemos a primeira turma do referido programa; o referido Câmpus por estar inserido em uma região em que apresenta um índice de desenvolvimento humano baixo (IDH), que segundo o IBGE é de 0,78, abriu oportunidades de elevação da escolaridade e empregabilidade a cem mulheres, em situação de vulnerabilidade. Sabe-se que o Governo atual tem investindo nos últimos na pessoa humana, mas apesar dos avanços nos últimos anos, cerca de 16,2 milhões de pessoas ainda permanecem em situação de extrema pobreza no país, segundo o Censo Demográfico 2010 (IBGE). Atuar junto as mulheres é estimular toda a família a buscar oportunidades.
O Câmpus Urutaí no sudeste goiano é um diferencial em Educação Pública, com cursos profissionalizantes de nível básico, com 160 horas aula, ressaltando a formação cidadã, as cem alunas da primeira turma são o estímulo e a certeza de que, o trabalho contribuiu na formação inicial e continuada das mulheres, em destaque a força da mulher, bem como orientá-las a atuar profissionalmente, investindo numa formação empreendedora, onde puderam ampliar sua visão de mundo e aprender a acreditar no seu potencial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a dimensão do Mulheres Mil IF Goiano Câmpus Urutaí, região sudeste de Goiás, ressaltando conhecimentos adquiridos por essas no decorrer da vida, com cursos profissionalizantes de nível básico de formação inicial e continuada propiciando a sua inserção no mundo de trabalho e proporcionando autonomia e geração de renda.
MÉTODOS:
A implantação da primeira turma do Programa Mulheres Mil no Câmpus Urutaí iniciou-se com a realização do diagnóstico, a partir de encontros e entrevistas com roteiros semi-estruturados com grupos de mulheres da sede do município Urutaí e meio rural. Os encontros foram agendados em diversos espaços, onde culturalmente, se concentram as mulheres do município, com o apoio do Centro de Referência em Assistência Social de Urutaí, especialmente nas reuniões do Programa Bolsa Família. A metodologia do programa é baseada no acesso, permanência e êxito, com atividades que permitem conhecer e acompanhar as alunas do ingresso à conclusão dos cursos profissionalizantes de nível básico. A carga horária profissionalizante totaliza 60 horas, as 100 horas para a integralização das 160horas aulas são contabilizadas em estudo de gênero, saúde da mulher, empreendedorismo, atividades complementares e artísticas, relacionamento interpessoal, inclusão digital. Noções Matemáticas e Comunicação e Expressão.
A elaboração e execução um plano de captação de alunas, também foi pensada a partir do referido diagnóstico, que proporcionou o levantamento das possibilidades de desenvolvimento dos cursos demandados, os quais foram: Processamento de Frutas e Hortaliças, com trinta e cinco alunas, Processamento de Carnes e Leite, com trinta e cinco alunas, e Processamento de Frutíferas do Cerrado, com trinta alunas, totalizando assim as cem alunas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As alunas da primeira turma do programa no Câmpus Urutaí formaram três turmas, todos os cursos ofertados integralizaram 160 horas de formação inicial e continuada, em três meses de cursos básicos de Processamento de Frutas e Hortaliças, Carnes e Leite, e Frutíferas do Cerrado e com um trabalho pautado no diagnóstico, as cem alunas matriculadas na primeira turma do Programa Mulheres Mil IF Goiano Câmpus Urutaí puderam se qualificar, vivenciando neste período de formação módulos de Políticas Públicas para Mulheres, Saúde da Mulher, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza, Inclusão Digital, Empreendedorismo, as cem alunas concluíram a sua formação inicial e hoje são egressas, e os conhecimentos adquiridos pelas alunas, foram estímulo para que 85% das egressas do referido programa, se matriculassem em outros cursos regulares do Câmpus Urutaí, bem como propiciou a sua inserção no mundo de trabalho, com a criação de oportunidades de criação do próprio negócio, as alunas empreendedoras investiram na área de Processamento de Frutas e Hortaliças, duas com doces e uma com picles, e beneficiamento de verduras e legumes, e duas alunas estão trabalhando com comida típica, aproveitando os frutos do cerrado, proporcionando autonomia e geração de renda, a elevação da autoestima.
CONCLUSÕES:
Primeiro, o programa Mulheres Mil é um caminho de acesso à educação profissional a mulheres em situação de vulnerabilidade social, como mães solteiras, ou chefes de família, que não tiveram oportunidade de estudar e nem de ser inseridas no mercado formal. Segundo, com a metodologia de acesso, permanência e êxito, as alunas, hoje egressas são acompanhadas pela equipe multidisciplinar, no sentido de construir uma história de sucesso, de êxito, excluindo experiências anteriores de fracasso escolar, demonstrando as mulheres, através dos caminhos abertos pelo ensino profissionalizante novas oportunidades, o projeto do Câmpus Urutaí é intitulado FLORES DO CERRADO, é imensurável, os sorrisos e a dedicação das alunas ao estudo, e terceiro ponto indispensável nesta conclusão foi como o Câmpus Urutaí aprendeu com a primeira turma do referido programa, com maior respeito a diversidade cultural, econômica e social da região onde está inserido.
Palavras-chave: Mulheres Mil, Ensino Profissionalizante, Geração de renda.