65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE ZOOLOGIA: ANALISANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM ÊNFASE NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO BRASIL
Joseane Silva Batista Ferreira - Depto. de Biologia – UFRPE
Marina da Costa Lima - Depto. de Biologia – UFRPE
Ednilza Maranhão dos Santos - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Biologia – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O ensino de zoologia nas escolas é abordado dentro das disciplinas de ciências e biologia na educação básica. Na maioria das vezes é negligenciado pelos professores, limitando a temática zoológica a uma abordagem morfológica. Sendo, o ensino da zoologia é constituído apenas pela apresentação de grupos taxonômicos e pelo conjunto de características dos principais táxons (Pereira, 2012). Para Krasilchik (2005), a observação dos organismos em seus habitats, de seus hábitos alimentares, sua função e de seu comportamento, são componentes importantes, todavia, atualmente é negligenciado nos programas de Biologia. Nesse sentido, cabe ao professor pesquisar novas estratégias didáticas, definidas como um conjunto de ações planejadas e conduzidas pelo mesmo a fim de promover o envolvimento e comprometimento dos alunos com um conjunto maior de atividades, devendo essas estratégias “possibilitar que o aluno se envolva nas atividades e se torne, de certa maneira, responsável por seu processo de aprendizagem” (Villani e Freitas, 2001). Assim corroboramos com Freire (2009, p.29), quando o mesmo cita que: “ensinar exige pesquisa, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino, esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da presente pesquisa é analisar as estratégias didáticas, com base em dados secundários (publicações em periódicos), envolvendo o ensino da zoologia com ênfase no ensino fundamental e médio do Brasil, identificando os tipos de estratégias didáticas, as tendências e eficácia relacionadas ao ensino motivador, pautados nos conteúdos zoológicos.
MÉTODOS:
A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Para Oliveira (2007) a pesquisa qualitativa pode ser definida como “um processo de reflexão e análise da realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão detalhada do objeto de estudo em seu contexto histórico e/ou segundo sua estruturação”. No âmbito da abordagem qualitativa, optamos pela pesquisa bibliográfica, “quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet” (Gil, 1991), tomando-se por base artigos brasileiros publicados nos últimos 10 anos. As consultas dos artigos foram realizadas nos meses de fevereiro e março de 2013 através das seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, Scielo, Scopus, Scirus e através da ferramenta de busca Google Acadêmico com as palavras-chave: ensino + zoologia ou animal. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter estudos e/ou experiências voltadas para o ensino da zoologia no ensino fundamental e/ou médio. Após a leitura, categorias foram criadas para a classificação dos trabalhos por tipos de estratégias didáticas utilizadas. Foram elas: jogos, aulas práticas, aulas teóricas, aula prática + aula teórica e jogo + aula prática + aula teórica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um total de 20 trabalhos foram analisados, a maioria dos estudos envolveram a região nordeste do Brasil. Diante dos resultados, sobre as estratégias didáticas utilizadas nos artigos foram obtidos os seguintes dados: 45% dos mesmos utilizam como estratégia didática aulas práticas + aulas teóricas. Enquanto que 20% utilizam apenas aula teórica, 15% aulas práticas, 15% jogos e 5% jogos + aula prática + aula teórica. Com isso fica evidente que as aulas teóricas são a principal estratégia didática, no entanto percebe-se uma tendência para atividades voltadas à observação dos fenômenos zoológicos e a importância da biodiversidade zoológica. Nos artigos analisados, os autores relataram uma melhor eficácia das estratégias didáticas quando utilizadas em conjunto, possibilitando uma abordagem sistemática do conteúdo e a ampliação da rede de saberes trazida pelos alunos para dentro da sala de aula. Neste sentido, cabe ao professor refletir sobre a sua prática docente e escolher estratégias didáticas que sejam atuais, motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Concordamos com Freire (2003, p.22) quando o mesmo fala que “a reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo”.
CONCLUSÕES:
Existe atualmente uma linha interessante e uma preocupação sobre a prática de ensino nas séries do ensino fundamental e médio, com base na literatura disponível. As pesquisas realizadas sobre o ensino de zoologia vêm contribuindo de forma significativa na educação básica com metodologias inovadoras. Todavia, há muito que explorar, ainda é incipiente as experiências quando se observa a grande heterogeneidade brasileira. De uma maneia geral há necessidade de destacar o professor mediador, que melhor contextualize essa ciência para que as questões relacionadas à biodiversidade zoológica sejam mais evidenciadas.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino de Zoologia, Estratégia didática.