65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Bruno Pontes Brito - Departamento de Física – UFRPE
Ana Paula T. Bruno Silva - Profa.MSc./Orientadora-Universidade Federal Rural de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
A Educação a Distância (EAD), no contexto atual, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresenta-se como uma modalidade da educação que possibilita o desenvolvimento de atividades pedagógicas entre vários públicos, que estejam separados geograficamente e temporariamente, permitindo interações de sala de aula em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (ALMEIDA, 2003). Nessa nova visão, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), como suporte às atividades mediadas pelas TIC, podem viabilizar espaços de construção de conhecimento durante a formação inicial e continuada de professores. De acordo com Ferreira (2001), a interação no AVA deve integrar o objeto de estudo à realidade do sujeito, levando-o a estimulá-lo e a desafiá-lo, permitindo que novas situações criadas possam ser adaptadas às estruturas cognitivas existentes, proporcionando a construção do conhecimento. Nesta pesquisa investigou-se as concepções de licenciandos da EAD sobre quais ferramentas interativas utilizadas no AVA contribuíram durante o processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar quais ferramentas do AVA contribuíram no aprendizado de licenciados em Física da modalidade a distância.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada com 34 licenciandos do 7º período de um curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância, de uma Universidade Pública vinculada ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário. A primeira parte indagava sobre dados pessoais e formação acadêmica, enquanto a segunda versava sobre quais ferramentas interativas, utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem durante o curso, mais contribuíram para aprendizagem. Os dados foram analisados de acordo com as informações/respostas contidas no questionário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisando as respostas apresentadas pelos licenciandos, verificou-se que as ferramentas (fóruns, chats, e-mails, vídeo aulas, webconferência, material impresso, material digital, Wikis, Quiz e Webquest) foram fundamentais nas interações de sala de aula no AVA. O fórum de discussão, o material impresso e o material digital foram as ferramentas mais destacadas pelos licenciandos, totalizando 45%. Ramos (2005), ressalta que o fórum é um espaço de co-presença percebida, uma vez que a participação de cada membro é real e virtual ao mesmo tempo, possibilitando aos participantes expressarem suas ideias, pensamentos e sentimentos. Os chats e os e-mails corresponderam a 23%. Enquanto que os vídeos aulas apresentaram 13%, sendo utilizado para a observação dos conteúdos abordados, demonstrações e exemplos. As ferramentas Wikis, Quis, Wesquet totalizaram 18%.Observou-se também que a webconferência foi uma ferramenta pouco usada na interação entre licenciandos e professores, correspondendo a 1%.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados, verificou-se que as ferramentas do AVA foram fundamentais para a aprendizagem dos licenciandos, possibilitando uma maior interação entre os participantes, bem como um processo dialógico entre o ensinar/aprender em face aos desafios da sala de aula. Segundo Silva (2009), a utilização das ferramentas na EAD ocorre quando se enfatizar que o essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de aprendizagem. Percebeu-se também que as ferramentas do AVA, no qual ocorrem às interações através do material didático, de discussões nos fóruns e nos chats, que envolvem professores, tutores e licenciandos, favorecem a manifestação de ideias prévias e fomenta pesquisas, leituras, reflexões e discussões, proporcionando, assim, um processo de aprendizagem cooperativa.
Palavras-chave: Educação a distância, ensino de física, ferramentas tecnológicas.