65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS - SIG APLICADO À ANALISE DA VARIAÇÃO DA POPULAÇÃO RESIDENTE NA MICRORREGIÃO DO MÉDIO JAGUARIBE - CE
Roberto Jarllys Reis Lima - Centro de Ciências e Tecnologia - UECE
Davi Rodrigues Rabelo - Centro de Ciências e Tecnologia - UECE
Joselito Teles Gonçalves Junior - Prof. Ms./Orientador - Centro de Ciências e Tecnologia - UECE
INTRODUÇÃO:
O Sistema de Informações Geográficas - SIG é uma importante ferramenta na análise de dados espaciais, sendo um instrumento em larga expansão nos estudos geográficos. SIG pode ser definido como um sistema constituído por um conjunto de programas computacionais, o qual integra dados, equipamentos e pessoas com o objetivo de coletar, armazenar, recuperar, manipular, visualizar e analisar dados espacialmente referenciados a um sistema de coordenadas conhecido (Fitz, 2008). Sendo assim, ele permite o tratamento computacional desses dados de forma a torná-los em informações úteis.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Propõe-se uma análise multitemporal quantitativa, a partir da espacialização dos dados populacionais, como população residente, crescimento e densidade demográfica compreendida entre o período de 2000 e 2010, correspondendo aos anos de recenseamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE
MÉTODOS:
Inicialmente, foi realizado o levantamento bibliográfico que contivessem informações sobre SIG. Em seguida, a aquisição dos dados dos censos de 2000 e 2010 e a base geocartográfica dos municípios do estado do Ceará, recortando a área de interesse, ambos disponibilizados pelo IBGE. Para a realização do mapeamento, foi utilizado o software livre de geoprocessamento Quantum Gis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O recorte do universo de dados forneceu um comparativo da população residente nos anos 2000 e 2010 e de densidade demográfica dos mesmos anos. Pode-se constatar que, dentre os três municípios, o único que aumentou sua população residente foi Jaguaribara, passando de 8.730 para 10.399 habitantes. Os outros dois tiveram um decréscimo em seus habitantes: Jaguaretama passou de 18.024 para 17.863 e Jaguaribe de 35.062 para 34.409 habitantes, continuando como o município mais populoso da microrregião. No que diz respeito ao comparativo entre a densidade demográfica, o município que teve o maior crescimento da densidade demográfica foi Jaguaribara, passando de 13,05 para 15,55 hab./Km2 e também foi o único entre os três municípios que teve crescimento; os outros dois tiveram uma redução, mas Jaguaribe continuou sendo o município com a maior concentração de habitantes por área, passando de 18,68 para 18,33 hab./Km2. Jaguaretama reduziu sua densidade de 10,24 para 10,15 hab./ Km2.
CONCLUSÕES:
A espacialização da informação, possibilitada pelo uso do SIG, permitiu atingir os resultados desejados na análise quantitativa da variação populacional, entretanto não subsidiou o entendimento das causas dessa variação que teria que levar em consideração outras variáveis, como gênero, população rural e urbana, por exemplo.
Palavras-chave: POPULAÇÃO, JAGUARIBE, SIG.