65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA CONSOLIDAÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETROLINA- PE
Karen Alves de Lima - Depto. de Jornalismo - UNEB
Carlos Roberto Silva de Oliveira - Depto. de Engenharia Agronômica - UNIVASF
Gracielle Peixoto de Souza - Depto. de Engenharia Agronômica - UNIVASF
Adriana Silva Prado Pimentel - Depto. de Ciências Biológicas - UNIVASF
Paulo Roberto Ramos - Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Sociais - UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A evidente degradação dos recursos ambientais interfere no equilíbrio das relações sociais e das relações da sociedade com os demais componentes naturais do planeta. As ações e iniciativas, bem como a exposição de informações relacionadas à importância da Educação Ambiental (EA), se constituem em um elemento fundamental para mobilização social e mudanças de valores estabelecidos. Partindo de tais premissas, executar essa temática no espaço escolar é urgente, uma vez que a escola é um ambiente de formação de indivíduos cidadãos. O Projeto Escola Verde (PEV) é um realização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que possui como intuito central averiguar as dificuldades das escolas nas atividades de EA e desenvolver ações com a finalidade de minimizar os problemas identificados a partir do envolvimento das comunidades escolares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho teve como objetivo principal investigar a consolidação das práticas ambientais abordadas pelo PEV, no segundo semestre de 2012, em três escolas municipais em Petrolina–PE.
MÉTODOS:
Para que fosse possível esta avaliação, foi aplicado um formulário composto por 08 (oito) questões de múltipla escolha, junto aos coordenadores e gestores das escolas visitadas e observações in loco para a confirmação dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise realizada em março de 2013 mostrou que as Escolas Zélia Matias e Jeconias José, nas quais foi trabalhado o tema da coleta seletiva, através de palestras, exibição de vídeos e estabelecimento pontos de coleta, continuam a manter essa atividade integralmente. Além da separação do lixo, diversos materiais estão sendo reutilizados através de práticas de reciclagem. Nas escolas, Jeconias José e 21 de Setembro, as quais estavam aptas e desenvolveram a atividade de arborização, permanecem cuidando de forma eficiente das mudas plantadas com o auxilio dos estudantes. Em todas as escolas ficou evidenciado que a problemática ambiental passou a ser mais internalizada pelos professores e alunos, sendo buscadas abordagens interdisciplinares nas ações, inclusive na grade curricular.
CONCLUSÕES:
Logo, conclui-se que as práticas ambientais educativas realizadas no segundo semestre de 2012 pelo PEV foi capaz de informar e sensibilizar muitos alunos e professores, tendo em vista que as escolas continuam a abordar e desenvolver práticas sustentáveis.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Investigação, Escola.