65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 5. Química de Macromoléculas
Propriedades antioxidantes de extratos aquosos ricos em polissacarídeos do cogumelo comestível Podaxis pistillaris
Marilia da Silva Nascimento Santos - Depto. de Bioquimica - UFRN
Thuane de Sousa Pinheiro - Depto. de Bioquimica - UFRN
Hugo Wescley Barros Almeida - Depto. de Bioquimica - UFRN
Kahena de Quevedo Florentin - Depto. de Bioquimica - UFRN
Iuri Goulart Baseia - Prof. Dr. - Depto. de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
Edda Lisboa Leite - Prof. Dra./Orientadora - Depto. de Bioquimica - UFRN
INTRODUÇÃO:
Cogumelos já são largamente conhecidos como uma rica fonte de nutrientes e por suas propriedades medicinais. Alimentos funcionais surgem como uma nova categoria de produtos alimentares que trazem benefícios a saúde e representa uma das áreas mais interessantes da indústria alimentar. Isso reflete o crescente interesse nas pesquisas por estes organismos. Os radicais livres são substâncias altamente reativas capazes de dar origem a reações em cadeia culminando em danos a estruturas celulares, incluindo lípidos e membranas, proteínas e DNA. Além disso, a excessiva produção de radicais livres está envolvida na patogenese de uma série de desordens fisiológicas doença cardiovasculas, artrite reumatóide, inflamação e cancer. Podaxis pistillaris (L.) Fr. é um fungo comumente conhecido como KHUMBHI e encontrado em áreas semidesérticas principalmente da Africa, Asia e Afeganistão. Podaxis pistillaris é um fungo comestível muito apreciado na alimentação nos países da India, Afeganistão e Arabia Saudita e estudos com os corpos de frutificação deste fungo revelaram que são uma rica fonte de aminoácidos essenciais. Na etnomedicina este fungo é utilizado popularmente para tratar doenças de pele e inflamação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com relação ao interessante potencial deste fungo comestível e a pouca exploração acerca das suas propriedades medicinais, objetivamos avaliar o potencial antioxidante do extrato aquoso rico em polissacarídeos de Podaxis pistillaris.
MÉTODOS:
Os corpos de frutificação de Podaxis pistillaris foram coletados, secos, pulverizados e delipidados com acetona. A obtenção de polissacarídeos foi realizada através de extração aquosa a 60ºC sendo submetidos ou não a proteólise com a enzima maxatase. Posteriormente, o material foi centrifugado, o precipitado foi desprezado e ao sobrenadante foi adicionado etanol (3:1), deixado overnight a 4°C e novamente centrifugado. O material extraído rico em polissacarídeos sob proteólise foi designado por PTE, enquanto que o material extraído sem a presença da enzima foi designado AQE. PTE e AQE foram submetidos aos ensaios in vitro para avaliação do potencial antioxidante total pelo método de Prieto, Pineda, & Aguilar, (1999). A atividade seqüestradora de radicais DPPH foi determinada de acordo com o método de Ye et al., (2008). A avaliação do poder de redução de PTE e AQE foi realizada de acordo com a metodologia citada por Yen & Chen (1995). O ensaio para avaliação de PTE e AQE sobre a peroxidação lipídica foi realizada pelo método de Zhang, & Yu, (1997). Todas as determinações foram apresentadas como média ± desvio padrão (SD). Diferença foi considerada significante quando P < 0.05. As análises estatísticas envolveram o uso do software GraphPad Prism 5.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
AQE apresentou conteúdo protéico de cerca de 31,1%, o qual foi reduzido em cerca de 47% em PTE (16,6%), quando se fez uso da enzima maxatase. Foi verificado o aumento do potencial antioxidante de AQE e PTE a medida que ocorre o aumento da concentração dos extratos. A 10 mg/ml o efeito é semelhante ao observado em 2,057 e 4,99 mg/ml de ácido ascórbico para AQE e PTE, respectivamente. Os dois extratos de Podaxis pistillaris foram testados em diferentes concentrações (0,062 – 10,0 mg/mL) e a atividade de AQE sobre o DPPH variou de 0,55% a 12,3% mostrando um máximo de atividade na concentração de 5 mg/mL (EC50 0,72 mg/ml). PTE não mostrou efeito na redução do DPPH. O poder redutor de AQE e PTE foi testado em diferentes concentrações (0,062 – 10,0 mg/mL). Na concentração inicial de 0,062 mg/ml o poder redutor foi de 0,75 e 0,64 para AQE e PTE, respectivamente. Enquanto a 10 mg/ml, foram encontrados os valores de 0,87 para PTE e 0,88 para AQE. AQE mostrou inibir a peroxidação de forma moderada em até 50% na concentração de 2 mg/ml enquanto PTE mostrou efeito com um máximo de 14,95% na concentração de 0,125 mg/ml. O EC50 para PTE foi estimado em 0,06 mg/ml. Dessa forma, a diminuição do teor de proteínas pode ter afetado a atividade de PTE na varredura de radicais neste estudo.
CONCLUSÕES:
Podaxis pistillaris é um cogumelo comestível muito utilizado na alimentação em alguns países do Oriente. Os resultados deste estudo sugerem que os extratos ricos em polissacarídeos deste cogumelo podem agir como antioxidantes naturais uma vez que podem ser facilmente incorporados na dieta. Este é o primeiro estudo que retrata o potencial antioxidante de extratos ricos em polissacarídeos do cogumelo Podaxis pistillaris e um dos poucos estudos realizados que mostram suas propriedades medicinais.
Palavras-chave: Atividade antioxidante, Podaxis pistillaris, Cogumelo comestível.