65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
CONTRIBUIÇÕES DO PROEJA PARA A REELABORAÇÃO DA IDENTIDADE CAMPESINA
Israiane Alves da Silva - Curso de Pedagogia, UFPB
Ana Cláudia da Silva Rodrigues - Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Educação, UFPB
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho serão apresentados os resultados do projeto, desenvolvido no âmbito da bolsa PIBIC, cujo titulo original é O PROEJA NO COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS: IDENTIDADES E RECONHECIMENTO, e tem o foco voltado para identidade e reconhecimento dos jovens do Programa de Educação Profissional Integrado a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ofertado pelo Colégio Agrícola Vital de Negreiros (CAVN), localizado no Campus III – Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trata-se de um curso que tem o ensino voltado para formar técnicos agrários, com uma demanda de jovens e adultos do campo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O principal interesse deste trabalho está voltado para questão da identidade, ou mais precisamente na redefinição de identidades propiciada por uma experiência educativa formal – no caso o PROEJA.
MÉTODOS:
Optamos por uma pesquisa qualitativa, uma vez que nosso objeto de estudo são pessoas, especificamente os jovens e adultos do curso PROEJA. Inicialmente fizemos leituras dos principais autores que levam essa questão da identidade do jovem camponês de uma maneira mais profunda. Como instrumento de coleta das informações, optamos pela entrevista. Salientamos que para Rosa e Arnolde (2006) este tipo de instrumento é um processo comunicativo de extração de informação por parte do entrevistador e nessa informação encontramos a biografia da pessoa entrevistada. As entrevistas semi-estruturadas foram feitas durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, janeiro e fevereiro de 2013, e com alunos dos 1º (quatro alunos) e 3º anos (quatro alunos), que foram gravadas e transcritas fielmente de acordo com a fala dos sujeitos, que por questões éticas não terão seus nomes divulgados. Trata-se de um roteiro com 56 questões abertas, que estão voltadas para aprendizagens obtidas em toda sua vida escolar, infância, relação com a família, amigos, os primeiros professores, espaço físico de escolas que estudou, o meio de onde vieram, toda a trajetória de vida desses jovens até chegarem ao curso PROEJA. Ao término das entrevistas realizamos a análise das mesmas, o que nos possibilitou conhecer nosso objeto de estudo e, ainda analisar o perfil social, econômico, cultural, pessoal e profissional desses sujeitos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para Maheirie (2002) "as identidades são construídas em constantes negociações, escolhas, conflitos, oposições, em um processo aberto e nunca acabado.” Nessa formação de identidade são gerados conflitos de estranheza, invisibilidade, falta de reconhecimento, o sujeito se confronta com seus limites a fim de ultrapassar barreiras. Nessa perspectiva, os jovens e adultos do curso PROEJA apresentam-se em conflito na busca dessa identidade. Um dos alunos do 3º ano, destacou que se sente feliz e satisfeito pela escolha que fez ao estudar no curso PROEJA e que gostou das modificações do curso em sua vida pessoal e profissional, afirma que o curso modificou sua vida, “porque assim como eu sou uma pessoa tímida eu num tinha muito o convívio né, ai conforme eu fui “estudano” esse curso eu perdi “mai” minha timidez, assim questão de apresentar trabalho, porque eu nunca tinha apresentado trabalho na minha vida e aqui é seminário é tudo.” (Aluno 3). Percebemos o quanto o curso foi responsável pela mudança de comportamento deste jovem, e até mesmo a mudança que teve sua trajetória de vida. Este mesmo aluno ainda afirma que em um futuro não muito distante seus planos são “passar no vestibular pra o curso de Ciências Agrárias e se a oportunidade abrir pra mim cursar, fazer o mestrado e o doutorado. E ai é bola pra frente.” Visivelmente percebemos o quão este jovem sente-se feliz e realizado com sua escolha profissional.
CONCLUSÕES:
A educação formal, quando qualificada, é uma força transformadora capaz de mudar toda uma sociedade. Percebemos através da pesquisa que o curso PROEJA contribuiu de forma positiva para construção de identidade e reconhecimento dos alunos e, ainda oportuniza a entrada desses jovens no mercado de trabalho. Para os jovens do campo, o aprendizado torna-se ainda mais gratificante, uma vez que por ser da área agrária o curso poderá contribuir com seu trabalho para os que ali residam. Por fim, destacamos a importância deste trabalho, para a pesquisadora ao possibilitar o acesso aos relatos de vidas dos jovens, que permitiu uma reflexão interna de sua própria identidade e abriu caminhos para novos olhares sobre a vida no campo.
Palavras-chave: Identidade, reconhecimento, jovens e adultos.