65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
O SER HUMANO PENSADO A PARTIR DO PROJETO DE URBANIZAÇÃO PRESENTE NA “REPÚBLICA” DE PLATÃO.
Esther Ortiz Ramires - Curso Técnico Integrado em Edificações – IFMS – Campus Aquidauana
José Bernardo De Broutelles - Prof. Orientador – IFMS – Campus Aquidauana
Aislan Vieira de Melo - Prof. Coorientador – IFMS – Campus Aquidauana
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados de um projeto desenvolvido no Programa Voluntário de Iniciação Científica – PVIC, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS. Buscou-se compreender a concepção antropológica presente na “República” de Platão, e de que modo ela pode contribuir para o entendimento da relação homem e sociedade quando pensamos a cidade como um campo de ação humana. O estudo partiu da idéia de que todo e qualquer projeto de urbanização se caracteriza como uma ação humana. É o ser humano que pensa, planeja, constrói e vivencia o urbano. Procurou-se então, responder a pergunta, “para qual ser humano foi pensada a cidade platônica?” Tal escolha se deve a presença de um projeto de urbanização na “República” de Platão, que espelha valores e visões de mundo. Além disso, historicamente, essa visão influenciou diversas ideias e projetos na história de nossa sociedade. Entendemos assim, que com esse estudo, construímos um caminho que nos permitirá mais para frente, compreender outras visões que se complementam e se contraponham à visão platônica, possibilitando entender as transformações que os seres humanos sofreram, e bem como pensar como chegamos hoje a vivenciar a relação da ocupação do espaço e sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver um estudo para se compreender a relação entre ser humano e a cidade, a partir de uma abordagem conceitual com base no projeto de urbanização apresentado por Platão, no livro “República”, e a importância desse entendimento para a compreensão das ideias de ser humano e cidade presentes nos projetos de urbanizações existentes ao longo da história de nossa sociedade.
MÉTODOS:
O trabalho teve como base uma pesquisa bibliográfica. Inicialmente com leituras de obras e textos que buscaram a preparação e a ambientação temática e conceitual, e posteriormente com a leitura da obra a “República” de Platão e comentários. Foram realizadas reuniões periódicas como o intuito de se debater os temas trabalhados bem como o de se coordenar produções de textos visando publicações e participações em eventos científicos. O material desenvolvido com base no estudo encontra-se já a disposição da comunidade do IFMS, de modo a ser apresentar a mesma, um retorno do resultado do trabalho desenvolvido. Futuramente pensa-se em uma continuidade temática do projeto a partir de abordagens de outros autores da filosofia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Compreendemos com nosso estudo, que o ser humano tem sua consciência trabalhada a partir de uma educação sobre valores e que dessa forma, a sociedade e suas construções são influenciadas pelas ideias. Com a leitura da República de Platão, e outros materiais de apoio, pudemos entender um pouco, sobre as ideias dos valores e dos ideais universais, e o como elas estão presentes em nossa sociedade. Um exemplo disso é a ideia de bem comum. Compreendemos também como que a partir disso, o ser humano influência com sua perspectiva, os projetos de urbanização, bem como o que nos leva a construir e a transformar a natureza em nosso espaço. Baseando-se nisso, a nossa sociedade é influenciada por todo esse processo de mudança, construção e urbanização. Entendemos que mesmo com esse pouco conhecimento sobre o ser humano, dentro da sociedade e da cidade, poderemos futuramente nos aprofundar e ter mais conhecimento e aprimoramento dos pensamentos sobre o assunto.
CONCLUSÕES:
Chegamos ao fim de nossos estudos. Finalizamos esse projeto que diz respeito aos estudos relativos à “República” de Platão. Nesse momento podemos já afirmar, a importância de se conhecer as bases das concepções antropológicas, para entendermos o que move o ser humano. Estudos nos mostram o quanto que às concepções de universais presentes na obra do pensador grego estão presentes nos planejamentos arquitetônicos, nos planejamentos urbanos e nas abordagens das engenharias. Um planejamento urbano está presente no livro, e com ele, uma visão de ser humano trabalhado por muito no nosso mundo ocidental. Seja para refurtá-lo, contradizê-lo ou concordar com o mesmo, seja para reinventá-lo ou buscar novos caminhos, a força do projeto platônico, assim como da filosofia a ele associada está bem presente no mundo atual.
Palavras-chave: Platonismo, Cidade, Antropologia.