65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
INDICADORES BASEADOS EM QUALIDADE DE VIDA (QV) PARA CENTROS DE CONVIVÊNCIA E COOPERATIVA (CECCOS)
Ana Carolina Zacari Brito - Graduanda Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia –PUC-SP
Ana Claudia Cassanti - Graduanda Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia –PUC-SP
Camila Menezes Lima - Graduanda Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia –PUC-SP
Maria Lívia Leite de Abreu Gomes - Graduanda Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia –PUC-SP
Renata de Assumpção Pannunzio - Graduanda Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – Curso de Psicologia –PUC-SP
Regina Aiko Fukunaga Kato - Profa.Dra./Orientadora - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde – PUC-SP
INTRODUÇÃO:
O CECCO-Ibirapuera é um equipamento da SSSMSP que promove uma atenção diferenciada e inovadora ao público, visando a melhoria da Qualidade de Vida (QV) e trabalha múltiplas áreas da existência de seu usuário em vulnerabilidade. A pesquisa investiga a QV, subsidiando o CECCO em suas estratégias de ação e planejamento. Para isso, conceitos de QV, Resiliência e da Psicologia Positiva foram usados como suporte teórico. Nos anos 90, a OMS criou o Grupo de Qualidade de Vida, que a define como percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive em relação aos objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Nota-se a mudança no paradigma de saúde, considerando-a não como o oposto à doença ou à falta dela, mas como um estado que vai além da condição biológica de bem-estar físico, enfatizando a condição psicológica e social dos indivíduos. Para Deslandes, S. F. et al.(2003) resiliência ocorre durante o desenvolvimento do indivíduo e se caracteriza a partir de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam o desenvolvimento de uma vida sadia, mesmo vivendo em um ambiente não sadio. A psicologia positiva (Seligman, M., 2002), mais do que reparação, sugere que o tratamento a ser dado é a construção das melhores perspectivas em QV.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: Investigar a influência do modelo CECCO na promoção de Qualidade de Vida em atendimento primário de saúde. Objetivos específicos: realizar levantamento de dados acerca da Qualidade de Vida dos usuários e funcionários do CECCO-Ibirapuera; estabelecer nexo entre os dados coletados entre usuários e funcionários.
MÉTODOS:
A amostra contou com 58 frequentadores (44 mulheres e 14 homens) e 12 funcionários (9 mulheres e 3 homens) do CECCO-Ibirapuera maiores de 18 anos. A participação foi voluntária e contou com aqueles que frequentam o equipamento por mais de 3 meses. Foram adotados três instrumentos para a coleta de dados: 1) WHOQOL-bref da OMS; 2) questionário socioeconômico ABA/ABIPEME e 3) questionário CECCO, criado em parceria com o equipamento. Os cuidados éticos foram devidamente tomados (TCLE). Foi empregado o programa SPSS para tratamento estatístico, a partir da sintaxe para o WHOQOL-bref.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A avaliação da QV dos frequentadores, bem como de seus funcionários, apresentou como resultado índices mais elevados nos domínios psicológico e físico em relação aos domínios social e ambiental. Os dados obtidos indicaram forte vínculo formado entre os frequentadores e a equipe do equipamento favorecendo a promoção de QV e resiliência do participante.
CONCLUSÕES:
Os resultados indicaram a relevância do CECCO-Ibirapuera como equipamento de saúde mental ao adotar um novo paradigma no que diz respeito à promoção de QV para público vulnerável e heterogêneo e que esta forma de atendimento é também favorecida pela QV de seus funcionários.
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Saúde Mental, Política Pública.