65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FOTOSSENSIBILIZANTES PARA TERAPIA ANTIFÚNGICA DA cândida albicans A PARTIR DE EXTRATOS DE PLANTAS AMAZÔNICAS.
Renato Silva de Lima - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Rossicléia Ferreira Campos - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Igor Anatolievich Degterev - Prof. Dr./ Orientador - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Ana Paula Lima de Messias - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Samária Santos da Silva - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
Clebyane de Souza Barbosa - Centro de Ciências Biológicas e da Natureza - UFAC
INTRODUÇÃO:
A Cândida albicans é responsável pelas candidoses sistêmicas que ocorrem principalmente em pacientes imunodeprimidos. É um microrganismo saprófito, que na dependência de fatores predisponentes, alteram a integridade orgânica, modificam a sua conformação leveduriforme para uma forma fusiforme, tornando-se patogênico (Amato Neto, 1995; Ramos et al., 1999).
A capacidade da levedura em aderir, infectar e causar doença em conjunto é definida como potencial de virulência ou patogenicidade. Um dos principais mecanismos de virulência deste fungo é a sua versatilidade de adaptação e capacidade de adesão em sítios variados. Neste contexto, a Cândida albicans têm sido o agente mais frequentemente encontrado, correspondendo à cerca de 80% das infecções fúngicas, o que torna a infecção por este microrganismo a mais prevalente dentre os fungos.
Inúmeros estudos vêm sendo desenvolvidos utilizando o princípio da Terapia Foto Dinâmica (TFD), que baseia-se na transferência da energia da excitação de um corante para a molécula de O2 que transforma a mesma em bi-radical, chamado de oxigênio singleto, e este radical é extremamente destrutivo sendo um processo rápido e seguro para matar células onde o O2 se encontra.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do presente estudo consiste no desenvolvimento de novos agentes fotossensibilizantes para Terapia Foto Dinâmica (TFD) de doenças fúngicas causadas por Cândida albicans, a partir de extratos de plantas Amazônicas, usando abordagem de nanotecnologia.
MÉTODOS:
A coleta das 12 plantas foi realizada na fazenda Guarany, localizada na BR-317 km 30, próximo ao município de Capixaba, na Reserva da Universidade Federal do Acre denominada Humaitá. Todas as espécies foram identificadas e estão cadastradas no herbário botânico da UFAC. O trabalho foi criterioso, evitando-se coletar material afetado por doenças e parasitas e de baixa densidade no local.
Para as extrações utilizou-se material vegetal seco devido a sua maior estabilidade química, a fim de interromper processos metabólicos que ocorrem mesmo após a coleta da planta. As amostras foram secas em estufa de até 50ºC na Unidade de Tecnologia de Alimentos (UTAL/UFAC).
Todos os extratos/óleo foram imobilizados em nanoemulções. Unidades Formadores de Colônias (UFC) foram calculados após tratamento do fungo Candida albicans, adicionando a cada placa com a cultura de fungo 100 ml de cada extratos/óleo em concentração de 0, 075 mg/ml. Na placa de controle foi adicionado 100ml PBS. Todas as placas foram incubadas no escuro durante 1 hora. Depois algumas continuaram no escuro por mais 30 minutos (controles) enquanto outras foram iluminadas com a luz de LED não filtrada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Confirmou-se o efeito fotodinâmico de óleo de Pataoá, extrato etanólico de folhas de Sucuuba (FS) e extrato cloroformico de Crajiru, que se manifestou em alta citotoxicidade dos mesmos in vitro sobre linhagens de células fúngicas de Cândida albicans sob a ação de luz. Ao mesmo tempo, a toxicidade no escuro destes extratos foi baixa, o que é um das principais requerimentos para os sensibilizadores de TFD.
Descobriu-se que estes extratos/óleos em estudo absorvem e emitem a luz na área de ressonância com oxigênio molecular (600-800 nm), apresentando significativos picos de irradiação de absorbância na chamada “janela fotodinâmica.
Detectou-se a formação de oxigênio singleto nestes extratos/óleos sob iluminação com luz vermelha na presença de oxigênio molecular.
CONCLUSÕES:
Geração de oxigênio singleto durante a iluminação com a luz vermelha, fato que indica o mecanismo fotodinâmico de fotocitotoxicidade destes extratos/óleo, apresentado atividade antifúngica bastante satisfatória sobre as leveduras de Cândida albicans.
Óleo de Pataoá, extrato etanólico de folhas de Sucuuba (FS) e extrato cloroformico de Crajiru, não somente absorvem, mas tambem emitem luz na região de (600-800 nm), indicando que estes extratos possuem alta capacidade de ação como fotossensibilizantes para TFD.
Constatou-se que realmente a toxicidade destes extratos crescem sob iluminação com luz vermelha, confirmando assim, o efeito fotodinâmico, sobre células fúngicas de Cândida albicans.
Desta forma, é possível observar o potencial antibiótico e fitoterápico que os produtos vegetais possuem, e por conseqüência, a real possibilidade de aplicação destes produtos na prevenção de doenças infecciosas de origem fúngica.
Palavras-chave: Cândida albicans, Citotoxicidade, Efeito fotodinâmico.