65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
CORREDOR SONORO: DRUMMOND EM DOIS TEMPOS
Ana Paula Aureliano Gomes - Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Faculdade de Letras - FALE
Eliana Kefalás Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Magno da Guarda Almeida - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Este estudo tem como foco discutir a noção de vocalidade poética e de leitura como performance, a partir da análise de experiências de leitura em voz alta do poema “Cota Zero” de Carlos Drummond de Andrade realizadas em um curso de extensão ligado ao projeto de pesquisa “Leitura em cena”. Nesse projeto, realiza-se uma pesquisa na qual se tematiza a formação do leitor (CANDIDO, 2002, 2004), estabelecendo diálogos entre perspectivas teóricas e metodológicas sobre a recepção na leitura literária.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A proposta da perspectiva aqui assumida é a de priorizar, na recepção (ISER, 1999; ZUMTHOR, 2000), o contato direto com a obra literária (PINHEIRO, 2006; WALTY 2006, FREDERICO e OSAKABE, 2004; BRASIL, 2008), explorando no ato de ler o campo expressivo do corpo e da voz (ZUMTHOR, 2000; OLIVEIRA, 2009).
MÉTODOS:
Para tanto, o projeto “Leitura em cena” no ano de 2012 criou um grupo de estudos formados por professores de língua portuguesa (da educação básica pública de Alagoas) e por alunos do curso de letras da UFAL. No grupo, cada olhar, ou cada interpretação, foi levado a um nível experimental que era aprimorado conforme a sensibilidade do leitor em sintonia com a voz, a entonação, ou mesmo com a expressão corpórea. As etapas que nortearam o projeto, em síntese, são vocalização da leitura; apreciação literária; relações entre corpo e sentido, som e sentido, bem como estudos sobre metodologias expressivas de trabalho com a leitura com foco na recepção do texto literário através da escuta do corpo e da experimentação da voz (MILLER, 2007; VIANNA, 2005) no ato de ler, de forma a enfatizar, na leitura do texto literário, a dimensão sensorial e criadora da palavra, do corpo e da voz (LOPES, 2004).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em cada aula, foram realizadas atividades práticas e discussões teóricas, sobre as quais produziram-se reflexões escritas em forma de diários de campo. Nas atividades práticas foram exploradas diferentes experiências de leitura, ora individuais, ora em duplas, ora coletivas. O que resultou em diferentes experimentações de leitura, trabalhando a presença corporal e jogo de vozes. Uma dessas atividades realizadas com o grupo foi o corredor sonoro, na qual experimentou-se vocalizar de diversas maneiras o poema “Cota Zero”. Essa atividade foi seguida de uma discussão sobre o poema. A noção de leitura como performance de ZUMTHOR (2000) está, permeada pela idéia de voz e presença corporal, o corpo não deve ser passivo, é fundamental ele estar vivo para que se torne um território de conhecimento e descoberta.
CONCLUSÕES:
Este trabalho é o resultado da análise dessas vocalizações, na qual se observou que a voz imprime diversos sentidos no texto no momento em que é lido. Dessa forma, pode-se, então, explorar o que significa o contato com o texto, a experiência de leitura com movimentos que tateiam significados, possíveis conotações em diferentes gestos, sonoridades, pausas e volumes. Pode-se, concluir que a leitura não é somente uma prática de decodificação do texto, mas de jogo com o texto, de produção de sentidos.
Palavras-chave: vocalização, leitura, performance.