65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO DAS ESCOLAS ESTADUAIS URBANAS DE TEFÉ-AM.
Alexandre Carvalho Diogenes - Acadêmico do curso de Licenciatura em Geografia
Raiziana Mary de Oliveira Zurra - Prof.ªMsc./Orientadora-Colegiado de Pedagogia
INTRODUÇÃO:
A evasão escolar está entre os temas que historicamente faz parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira e, infelizmente, ainda trata-se também de um fator extremamente negativo no cenário das escolas públicas do município de Tefé, Amazonas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
-Identificar os motivos que estariam ocasionando a evasão escolar dos alunos do Ensino Médio, no turno noturno, de escolas públicas em Tefé. -Levantar dados sobre o índice de evasão referente aos três últimos anos escolares das escolas selecionadas para participar da pesquisa;
MÉTODOS:
Pesquisa de cunho qualitativo onde o ambiente escolar foi a principal fonte e o pesquisador o principal instrumento de captação dos dados. O método foi descritivo, pois este abriu espaço para a realização de uma análise após o levantamento dos dados da realidade em pesquisa. Assim, a pesquisa foi feita através da aplicação de questionário composto de duas partes: verificação das causas da evasão escolar e levantamento das questões pertinentes aos métodos didáticos aplicados pelos professores no cotidiano da sala de aula, verificando os procedimentos desenvolvidos através dos conteúdos curriculares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um dos grandes desafios das escolas públicas noturnas de Tefé é vencer a evasão escolar, partindo do pressuposto de que ao concluir a pesquisa vários fatores foram apontados como responsáveis pelo aumento das estatísticas dos alunos evadidos, tais como: a necessidade de trabalhar para proporcionar o sustento do aluno e de sua família, exaustão da maratona diária, a desmotivação pelas atividades oferecidas pela escola. Contudo, não são apenas esses os motivos que desencadeando tal problemática.
Sabe-se que o fenômeno da evasão longe está de ser apenas fruto de características individuais dos alunos e suas famílias. Ao contrário, reflete a forma como a escola recebe e exerce ação sobre os membros destes diferentes segmentos da sociedade.
CONCLUSÕES:
A ocorrência dos altos índices de evasão dos alunos nas três séries do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), no turno noturno, é real e representa um obstáculo à diminuição da distorção idade série dos alunos e à melhoria da qualidade da educação no município de Tefé-AM. Desta feita, através do estudo foi possível analisar e refletir acerca dessa problemática buscando apontar soluções para as causas que estariam ocasionando o movimento e contribuindo, também, para a obtenção de um resultado negativo, no que diz respeito aos índices nacionais de avaliação da qualidade do ensino das escolas em pesquisa.
Palavras-chave: Ensino noturno, Evasão, Ensino Médio.