65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SANTARÉM/PA.
Adriana Vanessa Ribeiro Mafra - Instituto de Ciências da Educação - UFOPA
Katharine Vinholte de Araújo - Instituto de Biodiversidade e Florestas - UFOPA
Soraia Valéria de Oliveira Coelho Lameirão - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Formação Interdisciplinar - UFOPA
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental pode ser entendida como uma prática educativa, por meio da qual o indivíduo, além de adquirir conhecimentos, deve incitar valores e comportamentos que os faça perceber sua direta interação no meio ambiente e torne possível a realização de ações responsáveis sobre o meio ambiente. Há preocupação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em mapear a aplicação do tema Educação Ambiental nas escolas públicas de 1ª a 8ª séries. Essa investigação está relacionada à verificação quanto à presença de algum trabalho com Educação Ambiental nas escolas e, em caso positivo, oferece três alternativas não excludentes: por meio de disciplina específica; projetos; inserção temática no currículo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo verificar a aplicação das propostas feitas pelo MEC, no que diz respeito à Educação Ambiental (EA) em Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Município de Santarém/Pará, comparando os resultados encontrados entre as escolas estaduais e municipais.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada durante o ano de 2011 e 2012, em dezesseis escolas, sendo oito municipais e oito estaduais, por meio da aplicação de questionários a alunos, professores e coordenação pedagógica. A pesquisa foi realizada com um total de 813 alunos, 39 professores e 13 diretores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados demonstram que: alunos e professores consideram importante abordar o tema EA em sala de aula; outros professores, além do professor de ciências tratam sobre EA, principalmente, por meio de aulas expositivas, atividades fora da sala de aula e passeios educativos em escolas municipais; e nas escolas estaduais a principal prática pedagógica utilizada é a representação de trabalhos, palestras e redação. Existem projetos específicos voltados para EA tanto em escolas municipais quanto em estaduais, no entanto, ocorre uma maior participação dos alunos em projetos de EA nas escolas municipais.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados, percebe-se que a EA é abordada interdisciplinarmente por meio de projetos e outras atividades, atendendo as propostas do MEC, no que se refere à temática, uma vez que há a execução de projetos e inserção do assunto nas disciplinas.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Propostas do MEC, Escolas públicas.