65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A Literatura de Cordel na Educação de Jovens e Adultos: uma Experiência de Incentivo à Leitura Literária
Bruna Samara dos Santos Nunes - Graduada em Licenciatura em Pedagogia - UFPB
Verônica de Fátima Gomes de Moura - Prof. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Básicas e Sociais - UFPB
INTRODUÇÃO:
No que se refere à leitura, é preciso compreendê-la como um processo interativo em que o leitor/aprendiz dialoga com o texto/autor, a partir de determinados conhecimentos de mundo e das finalidades que esse processo direciona o leitor. No que se refere à leitura literária, esta interatividade só torna-se possível com o contato direto e empírico entre leitor / texto, pois, de outra maneira, o leitor/aprendiz pode se apropriar de conhecimentos da ou sobre a literatura, mas não é beneficiado por conhecimentos oferecidos pela literatura. Com base nesta concepção, desenvolvemos experiências de Leitura Literária, mediante abordagens de textos de Cordel em sala de aula, antecedidas por uma investigação e análise sobre a concepção e as práticas de leitura literária em sala de aula. O desenvolvimento deste trabalho foi pautado fundamentalmente nas concepções teóricas defendidas por Bellenger (1998); Morin (2005); Solé (1998); Ferreira (2001); Kock e Elias (2006); e Freire (2002), além de leituras de outros especialistas que abordam a temática da formação do cidadão crítico e letrado e sua inserção na sociedade por meio da prática de leitura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estabelecemos como objetivo deste trabalho analisar como estão sendo trabalhadas à leitura literária em uma sala de aula multisseriada da terceira e quarta série do ensino fundamental da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em uma escola do município de Bananeiras – PB, no período de junho a outubro de 2012.
MÉTODOS:
Na fase da investigação, realizamos observações e entrevistas, por meio de um questionário direcionado à professora e aos alunos, cujos dados construídos nos indicaram que a professora concebe a leitura como um instrumento importante e funcional, pela qual os alunos podem interagir no mundo de forma crítica, mas reconhece que encontra dificuldades para a prática da leitura na sala de aula. A partir destas constatações apresentamos uma sequência didática com o gênero Literatura de Cordel, como objeto mediador das experiências em sala de aula, na tentativa de auxiliar o professor em relação ao desenvolvimento de estratégias de leitura com os seus alunos, bem como o de despertar neles o gosto pela leitura literária através do Cordel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre as dificuldades apontadas pelo professor, destacam-se, a dificuldade para a seleção de textos e a adoção de estratégias de leituras adequadas e compatíveis para os educandos da Eja. Já na ótica dos alunos, podemos identificar o desejo dos mesmos para fazer da leitura um hábito constante em suas vidas, como também conseguirem interpretar os textos escritos e não apenas decodificar. A partir da análise dos dados construídos, constatamos a necessidade de se rediscutir as concepções do ensino de leitura literária na Eja, de maneira que se possibilite e se garanta a acessibilidade da leitura literária nesta modalidade de ensino, com a busca de estratégias de leitura que permitam aos professores operacionalizar atividades em sala de aula que motivem os seus alunos.
CONCLUSÕES:
A partir da análise dos dados entendemos a necessidade de se rediscutir as concepções do ensino de leitura literária na Eja, de maneira que se possibilite e se garanta a acessibilidade da leitura literária nesta modalidade de ensino, com a busca de estratégias de leitura que permitam aos professores operacionalizar atividades em sala de aula que motivem os seus alunos. Através de nossa sequência didática percebemos a construção do conhecimento de forma prazerosa e transformadora, no momento em que proporcionamos a sequência didática de forma diferente e de acordo com a realidade dos educandos para que eles tivessem o contato com a Literatura Popular, como também durante a Noite do Cordel a interação, cooperação e criatividade que as atividades proporcionaram aos educandos, os fizeram se sentir pessoas importantes e com um conhecimento próprio que faz diferença para a escola. Constatamos que os alunos e a professora perceberam a importância dos elementos constituídos na Literatura de Cordel, o que nos levou a acreditar que poderão reconhecê-los em situações fora da escola e compreender então este gênero como uma ferramenta de extrema importância para a sua vida fora do âmbito escolar.
Palavras-chave: Estratégias de Leitura, Literatura de Cordel, Educação de Jovens e Adultos.