65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada
Utilização do mandacaru (Cereus Jamacaru) como fonte alternativa de nutrientes e fitoterápicos
Ariadene Ferreira Jambeiro - Profa. Msc./Orientadora - Instituto Federal Baiano
Rogério Valverde dos Santos Júnior - Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio - Instituto Federal Baiano
Camila Evangelista da Santana - Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio - Instituto Federal Baiano
Juliane Rodrigues Oliveira - Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio - Instituto Federal Baiano
INTRODUÇÃO:
O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma cactácea nativa da Caatinga que possui adaptações para sobreviver em lugares pobres em nutrientes e em água, sob intensa radiação solar e temperatura elevada, formando assim, a paisagem típica da região Semi-árida do Nordeste, sendo encontrado nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais (ALMEIDA et.al. 2009).
As incertezas climáticas o tornam uma alternativa alimentar e uma fonte de água para os animais na época seca, sendo utilizado na alimentação de animais e seus frutos ser consumidos in natura pela população em geral (LIMA, 1989; BARBOSA, 1998).
Segundo SILVA & ALVES (2009), seus frutos apresentam características adequadas para o seu processamento, armazenamento e conservação, apresentando características adequadas para o consumo in natura, bem como para o processamento industrial.
No entanto, a despeito da sua importância como suplemento alimentar, poucos são os estudos encontrados na literatura sobre esta planta. Somado a isto, muito pouco se pesquisou acerca das propriedades medicinais desta espécie e as informações técnicas sobre a utilização e o manejo das cactáceas nativas do Nordeste são ainda reduzidas e pouco socializadas.
O estudo das propriedades nutricionais e medicinais desta espécie seria uma nova oportunidade de melhorar a qualidade de vida das populações locais, propiciando mais uma fonte de alimentação, medicamento e consequentemente de renda.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar as características da espécie de cactácea Cereus jamacaru, buscando encontrar propriedades que o indique como fonte medicinal ou como alternativa nutricional para a população local.
MÉTODOS:
Será realizado um levantamento entre raizeiros e produtores locais acerca da utilização da referida planta na alimentação de criações e da comunidade local, assim como a possível utilização como planta medicinal, sendo utilizada para corroborar tal levantamento, análise de artigos e estudos realizados através de um levantamento de dados nas seguintes bases: Google Acadêmico, PubMed, Scieio, Science Direct, Scopus sem limite de ano e sem restrição de tipo de publicação. dentre as palavras-chaves utilizadas, podemos citar: fitoterápicos, propriedades nutricionais, cereus sp., cereus jamacaru, propriedades fisico-químicas e os cruzamentos entre estes termos,além dos correspondentes em língua inglesa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Concomitantemente, o levantamento bibliográfico proveu informações acerca das propriedades físico-químicas, nutricionais e medicinais da planta em questão, permitindo estruturar e viabilizar etapas subsequentes do projeto, relacionadas à identificação e utilização de produtos de cunho alimentar e medicinal e a subsequente propagação deste conhecimento para a comunidade local.
CONCLUSÕES:
Até o momento está se comprovando o sucesso na utilização do mandacaru como fonte alternativa de nutrientes e fármacos para seres humanos e criações. A continuidade dos estudos é de suma importância não só para finalizar a análise de todos os questionários, mas também para dar embasamento para que etapas posteriores do projeto sejam desenvolvidas, a exemplo da quantificação nutricional da referida planta, bem como avalições a posteriori de possíveis efeitos farmacológicos.
Palavras-chave: Alimentação, Fitoterapia, Caatinga.