65ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
CONDIÇÕES SANITÁRIAS NO CONJUNTO VIRGÍLIO CARVALHO SOBRINHO NA CIDADE DE SIMÃO DIAS, SERGIPE
Matheus Santos Morais - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Rafael Ferreira dos Santos - Curso técnico em Eletromecânica – IFS. Bolsistas do programa PFRH - PETROBRAS.
Ricardo Monteiro Rocha - Mestrado em Meio Ambiente – UFS. Professor EBTT do IFS.
INTRODUÇÃO:
O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial. Aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em sua assembleia geral de julho de 2010, essa definição se contrapõe ao dramático panorama mundial, no qual 2,6 bilhões de pessoas não dispõem de coleta e tratamento de esgoto e, 900 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso a fontes confiáveis de água potável.
No Brasil, mais exatamente no interior sergipano, na cidade de Simão Dias este panorama não é diferente. No conjunto Virgílio Carvalho Sobrinho, podemos encontrar um antigo afluente de um dos maiores rios da região: o rio Caiçá, hoje tomado pelo esgoto e pelo lixo gerado pela própria população local. Nesta localidade vivem aproximadamente 160 famílias que convivem com mau cheiro e até mesmo com animais provenientes do esgoto. A situação torna-se ainda mais alarmante pela presença de crianças e até mesmo de adultos desavisados que entram em contato direto com o esgoto.
Além do prejuízo ambiental, este quadro influencia na qualidade de vida da população, causando doenças e a proliferação de ratos, cobras e mosquitos que trazem doenças como dengue, diarreia, verminoses, doenças da pele, entre outras. Tais doenças poderiam ser evitadas com a melhoria da infraestrutura do esgotamento sanitário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diagnosticar, através de pesquisa de campo, as condições sanitárias no Conjunto Virgílio Carvalho Sobrinho na cidade de Simão Dias, município de Sergipe evidenciando os resultados de modo a demonstrar os danos causados à população pela falta do saneamento.
MÉTODOS:
O referido trabalho foi desenvolvido em duas fases. A primeira fase compreendeu o estudo de artigos científicos sobre o tema em questão. A partir das leituras elaborou-se um questionário que possibilitasse a obtenção dos dados que embasassem o trabalho. A segunda fase compreendeu a aplicação desse questionário nas residências. Realizou-se entrevistas com os moradores do Conjunto Virgílio Carvalho Sobrinho na cidade de Simão Dias/SE, com intuito de verificar os danos causados pelo esgoto e a satisfação em relação estrutura do saneamento atual. O questionário foi tipo semi-estrutural. Após a realização das entrevistas os dados foram trabalhados de forma a se obter relações qualitativas e quantitativas a respeito do tema inquirido. Foram realizadas 40 entrevistas entre as residências localizadas mais próximas do córrego.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação e analise do questionário verificou-se que 63% dos entrevistados sequer haviam concluído o Ensino Fundamental. O tempo de residência médio dos entrevistados foi de 8 anos. Quando perguntado sobre o destino do esgoto de suas casas, todos os moradores responderam que o mesmo é lançado no esgoto. Nas questões relativas à saúde, 19% admitiram ter apresentado nos últimos 2 anos doenças na pele (Infecções, irritações e até mesmo em casos de contato direto a ocorrência de bolhas purulenta). Já 19% relataram a ocorrência de Verminoses em alguns dos membros da família.
Apesar dos moradores não admitirem doenças causadas por vetores, aproximadamente 87% relataram a ocorrência de ratos, e 75% a ocorrência de cobras nas proximidades de suas casas. Em relação à presença de mosquitos, 100% dos entrevistados relatam a presença de mosquitos, dos quais 50% consideram a quantidade de mosquitos normal.
CONCLUSÕES:
Posteriormente a análise dos resultados, podemos concluir que a deficiência no Saneamento da localidade é possível causa das doenças que afetam a população e consequentemente as condições de saúde e a economia local. Essas doenças além de agravarem a questão da saúde pública no município, promovem o congestionamento dos postos de saúde e dos hospitais. A situação poderia ser evitada com obras de infraestrutura como a canalização do córrego. O prejuízo também é financeiro, pois a crescente demanda nos postos e hospitais faz com que se estabelece um desequilíbrio orçamentário das verbas destinadas para a saúde pública. Se gasta desnecessariamente com recursos humanos, medicamentos, etc.. Além de causar o absenteísmo do trabalhador na região. Sabe-se que para cada R$ 1,00 investido em saneamento economiza-se R$ 4,00 em medicina curativa. Também é com o saneamento básico que se reduz drasticamente a mortalidade infantil e se aumenta a expectativa de vida de uma comunidade, sendo este um dos fatores componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país (MELO 2007). Além de que traz uma evidente melhora na urbanística da cidade.
Palavras-chave: Saneamento Básico, Saúde, Meio Ambiente.