65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera
COMO A ÓPERA AQUIRY, A LUTA DE UM POVO, APOIADA NO PENSAMENTO WAGNERIANO DE ARTE TOTAL, CONTRIBUIU PARA A CRIAÇÃO DAS INSTIUIÇÕES DE MÚSICA NO ACRE: DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UFAC E ESCOLA ACREANA DE MÚSICA.
Mario Lima Brasil - Departamento de Musica - UnB
INTRODUÇÃO:
Pretende-se com esse artigo estudar como se deu o processo de concepção e montagem da Ópera Aquiry a luta de um povo, cuja primeira recita aconteceu em 2002, em Rio Branco – AC, e de como este processo contribuiu para a criação das instituições de música no Acre: Departamento de Música da UFAC e Escola Acreana de Música. Isso assume relevância pelo fato do poder público no Brasil não priorizar em suas políticas públicas a cultura, um dos fatores importantes do bem estar da população. Mesmo com o crescimento econômico verificado ate antes dessa última crise mundial em dia o centro das discussões e das políticas de governos sem voltam sempre para a economia. Na verdade o que se verifica é que: “O que sempre houve foi uma economia da escassez que dizia: quando formos ricos teremos tempo suficiente para nos preocupar com os problemas da cultura.” (NEGT. 2002, p.185). Por outro, pretende-se também, mostrar que a concepção da ópera assemelha-se ao pensamento Wagneriano de Arte Total. Gesamtkunstwerk, ou obra de arte total, é um termo da língua alemã atribuído ao compositor alemão Richard Wagner e refere-se ao ideal wagneriano de junção das artes – música, teatro, canto, dança e artes plásticas. “Para esta junção era necessário que cada uma destas artes se colocasse a mercê de uma ideia integradora, que transpassasse a própria individualidade de cada arte” (PEREIRA, 1995, p.34).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se com esse artigo analisar como se deu o processo de concepção e montagem da Ópera Aquiry a luta de um povo, e de como este processo contribuiu para a criação das instituições de música no Acre: Departamento de Música da UFAC e Escola Acreana de Música. Por outro lado mostrar que a concepção da ópera assemelha-se ao pensamento Wagneriano de Arte Total.
MÉTODOS:
Os procedimentos adotados foi o de analisar o material do compositor: partitura da ópera, composta de quase 500 páginas e com 32 cenas. Procurou-se a principio identificar o material musical utilizado pelo compositor: sistema, escala, harmonia, contraponto, instrumentação, tratamento das vozes de coro e solistas. Em seguida analisou-se o enredo, o libreto e as cenas, procurando entender como se deu a junção dos dois: música e libreto. O compositor escreveu um diário de composição e esse material foi muito importante para entender toda a concepção da obra. Finalmente analisou-se outros documentos como cartas e e-mails trocados entre o compositor e demais integrantes do trabalho. Entrevistou-se vários participantes do processo : políticos, gestores públicos, produtores, cantores e outras pessoas que contribuíram para a montagem da ópera e seus objetivos. Os equipamentos utilizado foram computador, programas de edição de partituras, câmara fotográfica e gravador interno do computador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O compositor imaginou uma ópera que começasse com o período pre-revolucionário, ou seja com Joaquim Victor como o primeiro ato, segundo ato seria sobre Galvez, finalmente uma parte mais cômica sobre a Revolução dos Poeta e culminaria com Plácido de Castro. Ligando todas essas histórias teria o amor de Maria e Antônio, par romântico criado pela ficção do autor. Pode-se notar aqui semelhanças com o pensamento Wagneriano de Arte Total, utilizando a história ou mitologia, para construiu uma saga inteira do processo revolucionário acreano. Gesamtkunstwerk, ou obra de arte total, é um termo da língua alemã atribuído ao compositor alemão Richard Wagner e refere-se ao ideal wagneriano de junção das artes – música, teatro, canto, dança e artes plásticas. “Wagner assim se tornou o maior representante da ópera romântica alemã, ao criar o drama musical, um novo modelo de ópera”. (GROUT; PALISCA, 1997, p.646). A concepção da obra de arte total ou plurissensorial não é uma abstração. Ela teve lugar em vários momentos da história das artes, fazendo-se presente também na contemporaneidade, suscitando novas produções e discussões sobre a integralização das artes, justificando-se assim uma análise das relações interartes. CASNOK; NETO (2003). A ópera, como concepção de Arte Total, envolve um número grande de pessoas e recursos e tem a capacidade de movimentar toda uma cidade, foi o que aconteceu em Rio Branco.
CONCLUSÕES:
A Ópera Aquiry teve basicamente duas fases: a primeira aconteceu em Brasília. A fase de Brasília foi muito importante para o planejamento e composição da ópera. A fase do Acre foi importante para o incentivo, a pesquisa, a montagem e a parte socioeducacional do projeto. Pode-se ver que o autor pensa na música, cenografia, coreografia, luz, local, tempo da ação, ou seja, na arte como um todo. Lembrando Wagner cujo ideal que domina a estrutura formal da sua obra é a unidade absoluta entre drama e música, considerados como expressões interligadas de uma única ideia dramática. Para o autor da Ópera Aquiry, de acordo com as análises do diário de composição e do enredo, ele considera que a cena é determinada pelas mudanças de texto. Ou seja a cena esta direntamente ligada ao texto, que para ele é tão importantem quanto a música, aliás como tudo, lembrando a teoria da Arte Total de Wagner. A ópera foi composta em um estilo mais modal, com ritmos brasileiros e notadamente nordestinos, mas também utilizou elementos do tonalismo e de politonalismo para dar algum efeito que achou necessário. Ao envolver com o projeto políticos de renome local e nacional, gestores públicos da área estadual e federal, secretários, corais, banda de música a ópera terminou contribuindo para a criação Departamento de Música da Universidade Federal do Acre e a Escola Acreana de Música, com a participação do próprio compositor na elaboração dos dois projetos.
Palavras-chave: Ópera, Política Pública, Arte Total.