65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ESTUDO DA REDUÇÃO DE EFLUENTES NO PROCESSAMENTO DE BIODIESEL A SECO
Aziel Garcia de Araújo - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Marcos Antônio de Sousa Silva - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Soliane Cristina Rodrigues Costa - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
Lucas Fernando Silva Santos - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
André Felipe dos Santos Xavier - Técnico em Biocombustíveis, IFMA - Campus Zé Doca
José Sebastião Cidreira Vieira - Departamento de Ensino Superior e Tecnologia, IFMA - Campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
A água é o pilar de sustentação de todas as formas de vida. Ela desempenha função primordial para o desenvolvimento socioeconômico mundial em face de sua ampla utilização em diversos ramos do saber.
O custo elevado da água no setor industrial associado às restrições impostas pelos órgãos ambientais e a iminente cobrança pelo seu uso adequado tem contribuído significativamente para as indústrias criar alternativas para minimizar o consumo deste líquido precioso e reduzir a geração de efluentes.
O biodiesel surgiu a partir da preocupação do homem em eliminar e/ou reduzir a dependência dos derivados de petróleo, além de reduzir os impactos ambientais. Entretanto, no decorrer do processamento de biodiesel sua purificação pelo método a úmido dá origem a efluentes muitas das vezes contaminados configurando um ato contraditório em função da utilização dos biocombustíveis.
A purificação do biodiesel por meio aquoso provoca elevado custo de processo e impactos ambientais relevantes. Uma das formas de reduzir estes entraves ambientais e econômicos é a purificação a seco que não gera efluente e resíduos sólidos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo averiguar a eficiência entre os métodos de purificação a seco e a úmido do biodiesel obtido a partir do óleo de dendê (Elaeis guianeensis).
MÉTODOS:
A matéria prima utilizada neste trabalho foi o óleo de dendê extraído da amêndoa (endocarpo). Este insumo foi adquirido na Dentáu S.A, localizada no Estado do Pará.
As amostras foram transesterificadas utilizando o NaOH a 1% em relação à base seca como catalisador e a proporção molar entre óleo vegetal e álcool de cadeia curta foi 1:4. O agente transesterificante foi o metanol. O óleo foi aquecido a 55 ± 5 ºC seguida da adição lenta do metanol e posteriormente do agente catalisador. A mistura reacional permaneceu sob agitação durante 150 minutos.
A mistura reacional permaneceu em repouso durante 24 horas para formação de fases e separação entre o biodiesel formado e a glicerina. Uma parte do biodiesel obtido foi purificado utilizando-se materiais adsorventes (purificação a seco) e a outra purificado a úmido com lavagem acidulada de HCl a 0,5 mol.L-1 e água fervente para arrastar impurezas. As porções de biodiesel purificadas foram então submetidas às analises físico-químicas em termos de índice de acidez, ácidos graxos livres, umidade, densidade e aspecto visual.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos para a purificação do éster metílico a seco foram às seguintes: índice de acidez, 0,5% A.O; ácidos graxos livres, 0,5%; teor de umidade, 2,2%; densidade 0,880g/cm3 e aspecto visual límpido e isento de impurezas. Em relação ao biodiesel purificado a úmido obteve-se os seguintes valores médios, a saber: índice de acidez, 0,08%; ácidos graxos livres, 1,05%; teor de umidade, 17,9%; densidade 0,880g/cm3 e aspecto visual límpido e isento de impurezas. Nota-se claramente que o sistema de purificação a seco apresentou-se mais eficiente em relação ao aquoso.
Quando comparado às especificações da RN 042/2004 da ANP somente o teor de água deixou a desejar, pois esta exige uma matéria prima isenta de umidade, entretanto, reduziu significativamente em relação à purificação aquosa. Os constituintes adsorventes reduzem a pigmentação, removem os sabões, decompõem os fosfatídeos e os peróxidos e adsorvem aldeídos e cetonas decompostos. Resultando num produto final com excelentes qualidades.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados obtidos no decorrer da purificação do biodiesel processado a partir do óleo vegetal de dendê pode-se inferir que:
A purificação a seco originou melhores resultados que a purificação aquosa.
Os materiais adsorventes atuaram eficazmente sobre o biodiesel formado revelando resultados satisfatórios e a necessidade de um estudo mais aprofundado.
Palavras-chave: Óleo Vegetal, Purificação, Biodiesel.