65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA E O RESGATE E VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA PELOS ALUNOS DOS 6ºS ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ-AL.
MARIA JOSÉ GOMES DE MELO - ESCOLA MUNICIPAL KÁTIA PIMENTEL ASSUNÇÃO/ 2ª CRE
INTRODUÇÃO:
A música está na vida do ser humano, ela fascina. Desperta emoções, sentimentos, facilita a concentração além de provocar um bem-estar agradável. Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática. A música do cantor e compositor Luiz Gonzaga apresenta uma grande relação com a cultura, a sociedade, os aspectos econômicos, históricos e geográficos do Nordeste. Este trabalho teve como objetivo despertar nos alunos o interesse pelas músicas de Luiz Gonzaga, a valorização da cultura popular nordestina através de atividades dinâmicas e criativas que estimulem a mudança de comportamento em relação da valorização da cultura nordestina.
A cultura nordestina é muito rica e diversificada e precisa ser resgatada e valorizada pelo povo nordestino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como objetivo despertar nos alunos da referida escola o interesse e valorização das músicas de Luiz Gonzaga, bem como e sua colaboração na cultura do Nordeste e do Brasil.
MÉTODOS:
Os trabalhos foram realizados durante os meses de maio e junho de 2012 pelos 85 alunos dos 6ºs anos “A”, “B” e “C” sob a orientação da professora da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal de Maceió. Inicialmente os alunos fizeram uma pesquisa bibliográfica acerca da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, além de aspectos geográficos da região. Em seguida a professora orientou os alunos a realizar a produção de paródias, raps, poemas, painéis, confecção de instrumentos musicais usados pelo artista, construção de linha do tempo, entre outras atividades que foram realizadas em sala de aula. Todo o material produzido foi exposto no pátio da escola no dia da culminância do projeto, onde aconteceram também apresentações de danças e musicais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos mostraram a necessidade cada vez maior de projetos que enfatizem de maneira direta a cultura nordestina nos componentes curriculares das escolas, pois durante todo o processo os alunos mostraram-se sempre muito interessados e curiosos em conhecer este ícone da cultura nordestina e brasileira, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Verificou-se que a criatividade dos alunos teve grande destaque na produção das atividades, nas apresentações artísticas e exposição dos trabalhos desenvolvidos. Com o estudo das músicas de Luiz Gonzaga os alunos identificaram aspectos da cultura nordestina, bem como a geografia do lugar e os aspectos sociais marcantes nas músicas deste artista. Por meio da construção de paródias, raps e poemas os alunos exercitaram a ortografia, leitura e conheceram a linguagem típica do povo do sertão nordestino, pesquisaram significados de palavras novas, trabalharam com rimas e a produção de textos. Na confecção de painéis os alunos usaram a criatividade, através de pesquisas conheceram e valorizaram instrumentos musicais usados pelo artista e puderam produzir e expor através de colagens, desenhos e pinturas os aspectos geográficos do sertão nordestino. Com as apresentações das danças e musicais os alunos expressaram seus potenciais artísticos.
CONCLUSÕES:
O estudo das músicas foi um instrumento importantíssimo para que os alunos percebessem que esta além de alegrar nossas vidas é também fonte de conhecimentos que devem ser reconhecidas e valorizadas. Através delas puderam conhecer aspectos da região Nordeste do Brasil, movimentos migratórios e sociais estudados de maneira prazerosa trazendo resultados satisfatórios dentro do processo de ensino aprendizagem da Escola Municipal envolvida.
Palavras-chave: Música, Criatividade, Nordeste Brasileiro.