65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
Síntese e atividade antimicrobiana de 2-[(3-piridinil-metileno)hidrazono]-5-benzilideno-4-tiazolidinonas substituídas
Marília Evellyn de Santana Dias - Departamento de Ciências Farmacêuticas – UFPE
Cristovão Rodrigues da Silva - Departamento de Ciências Farmacêuticas - UFPE
Alexandre José da Silva Góes - Departamento de Antibióticos – UFPE
Janete Magali Araújo - Departamento de Antibióticos – UFPE
José Gildo de Lima - Profº. Dr./Orientador – Departamento de Ciências Farmacêuticas - UFPE
INTRODUÇÃO:
A resistência bacteriana é um problema de saúde pública. A disseminação do uso de antibióticos e sua presença no meio ambiente fizeram com que as bactérias desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos, impondo sérias limitações as opções para o tratamento de infecções. Devido a este fato alarmante tem-se aumentado a procura por fármacos mais eficazes e seguros, que causem menos efeitos colaterais, proporcionando aos seus usuários menor rejeição e maior sucesso nos tratamentos. 4-tiazolidinonas se destacam por pertencerem a uma classe de compostos com atividade biológica comprovada tais como antibacteriana e antifúngica. Vários produtos sintéticos contêm esse heterociclo em suas estruturas. As diferentes atividades biológicas podem ser atribuídas a grupos substituintes nas posições 2, 3, e 5 do anel, onde promovem modificações nos parâmetros físico-químicos e estruturais (lipofílicos, eletrônicos e estéricos). Com base na importância dessas moléculas desenvolvemos a síntese da série 2-[(3-piridinil-metileno)hidrazono]-5-benzilideno-4-tiazolidinonas (4a-g) no intuito de obter novos agentes ativos contra bactérias e fungos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Obter análogos estruturais de derivados 5-benzilideno-4-tiazolidinônicos com atividade antimicrobiana.
MÉTODOS:
Os compostos foram obtidos em três etapas: as tiossemicarbazonas (2a-b) foram obtidas utilizando quantidades equimolares de tiossemicarbazidas (1a-b) e 3-piridino-carboxialdeído, em presença de quantidade catalítica de ácido acético em EtOH. As 4-tiazolidinonas (3a-b) foram preparadas utilizando as tiossemicarbazonas, 1 eq. de ácido cloroacético e um 1 eq. de acetato de sódio anidro em EtOH, sob refluxo. Os derivados 5-benzilideno-4-tiazolidinona (4a-g) foram obtidos pela reação entre os aldeídos aromáticos e as 4-tiazolidinonas, usando como base o acetato de sódio anidro em ácido acético. Os compostos foram caracterizados por suas propriedades físico-químicas e por métodos espectroscópicos (IV e RMN 1H). Os ensaios para atividade antimicrobiana foram realizados em triplicata, conforme a metodologia de Difusão em Disco em meio sólido, onde foi determinada a zona mínima de inibição, em milímetros. Os testes foram feitos com diferentes espécies de bactérias e fungos. Os meios de cultura usados para inoculação foram o Mueller-Hinton e Sabouraud. A incubação foi realizada entre 30-37 ºC por 24-48 horas e as suspensões de micro-organismos foram padronizadas através da escala de MacFarland com turbidez correspondente a 0,5 (108 unidades formadoras de colônias por mililitros (UFC/mL).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A 3-piridinacarboxaldeído foi utilizada como material de partida na obtenção das tiossemicarbazonas (2a-b), por reação de condensação com as tiossemicarbazidas (1a-b), com rendimento médio de 90%. Em etapa seguinte, as 4-tiazolidinonas (3a-b) foram obtidas em uma reação de ciclização das tiossemicarbazonas com o ácido cloroacético, em meio etanólico, fornecendo rendimentos na faixa de 65% a 78%. Para a síntese dos derivados 5-benzilideno-4-tiazolidinonas (4a-g) foi utilizada a condensação aldólica entre o grupo metileno do anel 4-tiazolidinona e o grupo carbonila dos aldeídos aromáticos, com rendimentos satisfatórios de 40% a 63%. Para as atividades antimicrobianas foram testados os compostos finais (4a-g). O composto 4f apresentou atividade significante frente à Staphylococcus aureus e Mycobacterium smegmatis com halo de inibição de 14 mm e 20,6 mm, respectivamente. Os demais compostos, apresentaram halos menores que 8 mm, sendo considerados insignificantes diante dos microorganismos estudados.
CONCLUSÕES:
Neste trabalho descrevemos a síntese e avaliação antimicrobiana de sete derivados 5-benzilideno-4-tiazolidinônicos (4a-g). Esses novos compostos foram obtidos em três etapas com rendimentos satisfatórios entre 40% e 63%. Todos os compostos foram avaliados in vitro contra diferentes bactérias e fungos. Contudo, apenas o composto 4f apresentou halo de inibição satisfatório frente à S. aureus e M. smegmatis. Para os demais microorganismos não houve indicativo de atividade. De acordo com a literatura, as 4-tiazolidinonas apresentam diversas atividades, sendo relatadas como potenciais agentes antimicrobianos. Entretanto, para a maioria dos derivados 5-benzilideno-4-tiazolidinônicos estudados não houve atividade antimicrobiana significativa.
Palavras-chave: Antimicrobianos, 4-tiazolidinona, Síntese de Fármacos.