65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A PRODUÇÃO DOS DOCENTES/PESQUISADORES DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS DA PARAÍBA - ETAPA II
Dianderson Carlos Costa Silva - Iniciação Científica - Bolsista PIBIC/CNPq 2012/2013 do Departamento de Educação
Roseane Barros da Silva - Profa. – Bolsista PIBIC/CNPq 2011/2012 do Departamento de Educação Física – UEPB
Aline Debora Silva Oliveira - Iniciação Científica 2012/2013 do Departamento de Educação Física – UEPB
Lívia Tenorio Brasileiro - Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Educação Física – UEPB
INTRODUÇÃO:
O estudo é parte constitutiva do projeto temático: Produção científica em Educação Física no nordeste do Brasil: os impactos do sistema de pós-graduação - região Sudeste - na produção de docentes, mestres e doutores e na implementação da pesquisa nas instituições formadoras da região Nordeste (CHAVES-GAMBOA; SÁNCHEZ GAMBOA; TAFFAREL, 2009). O projeto vem sendo desenvolvido desde 2010 e ampliou sua discussão junto as instituições da região nordeste em 2011, e em 2012 recebeu financiamento FAPESP. Tal pesquisa visa contribuir com a análise da trajetória e das tendências das pesquisas desenvolvidas na região, identificando áreas temáticas, opções teórico-metodológicas e caracterização das correntes e perspectivas das mesmas, assim como desdobramentos e contribuições para a formação profissional da área. Os dados ora apresentados são resultados da segunda etapa da pesquisa, entre os anos de 2011/2012.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo: identificar as produções dos docentes/pesquisadores (mestres e doutores) que atuam na região Nordeste do Brasil, com ênfase no Estado da Paraíba; identificar as tendências temáticas e teórico-metodológicas; identificar as contribuições dessa produção na formação profissional e na consolidação da pesquisa nas instituições formadoras da região.
MÉTODOS:
A pesquisa é do tipo documental e foi desenvolvida, nesta etapa, as seguintes fases: atualização do levantamento dos mestres e doutores que atuam na região nos cursos de Educação Física da Paraíba; identificação e localização da produção de mestre e doutores na CAPES e/ou no currículo da Plataforma Lattes do CNPq; obtenção dos textos das pesquisas (digitalizadas ou em brochura) elaborando um banco de produções disponíveis; seleção de pesquisas para a análise de acordo com as possibilidades de acesso; análise das pesquisas selecionadas, através de um instrumento padrão, comum a todos os estados, procurando identificar a caracterização da produção através de: instituição; autor; link currículo Lattes; formação inicial; titulação; programa, instituição, área, título, orientador, ano e fomento da pós-graduação; resumo; palavras-chave; link de acesso. O material analisado, nesta etapa, foi organizado em tabelas e gráficos de forma a apresentar os dados acessados e potencializar nossa discussão sobre os mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Recorreu-se, nesta etapa, as Informações referentes aos docentes/pesquisadores que atuam nos 08 cursos de Educação Física registrados nas 05 IES da Paraíba (UFPB, UEPB, UNIPÊ, FIP e FMN/JP) e 01 instituição de ensino a distância (UNB), sendo identificadas as pesquisas da pós-graduação stricto sensu por eles produzidas. Identificou-se 88 IES que possuem cursos de Educação Física nos 09 estados do Nordeste, sendo 05 (5,68%) na Paraíba, somada a 01 da região Centro-Oeste com um curso à distância. Destas 03 são públicas (UFPB, UEPB, UNB), 03 privadas (UNIPÊ, FMN/JP, FIP), que totalizam 08 ocorrências de cursos, sendo 04 licenciaturas e 04 bacharelados. Foram catalogados 131 registros de produções, não sendo disponibilizados os dados da UNIPÊ. Distribuídos por produções: 13D;16M - UEPB; 13D;23M - UFPB; 02D;15M – FMN/JP; 02D;10M - FIP; 18D;19M - UNB. As produções foram oriundas de programas da região Sudeste-36; Nordeste-34; Outros/variados-34; Exterior-26; Não identificado-1. E foram produzidas em programas de Educação Física-55; Ciências da Saúde-19; Educação-18; Ciências do Movimento Humano-10; Outras/variadas-20; Não identificado-4.
CONCLUSÕES:
Registra-se que essas produções são oriundas, em sua maioria, de programas da Educação Física, excetuando a produção da UNB que se localiza em sua maioria em programas de Ciências da Saúde e aparecendo em seguida a área de Educação, Ciências do Movimento Humano e Saúde Coletiva, o que reflete uma produção no campo da saúde mais expressiva. Estas produções estão concentradas na região Sudeste, com exceção da produção da UNB que há maior incidência na própria instituição e da FMN/JP e FIP que tem suas produções mais recentes e na região Nordeste. Destaca-se também um grupo amplo de docentes realizando suas produções em instituições no exterior, tendo maior registro em Portugal. Estes dados estão em consonância com o estudo de Chaves (2005), mas também demonstra a crescente participação dos programas da região Nordeste na titulação dos docentes/pesquisadores, bem como já se identifica a contribuição dos programas de Educação Física desta região nas instituições analisadas. Em todas as instituições da região Nordeste há um número maior de mestres em relação aos de doutores, com recente crescimento desta titulação, o que acreditamos vai impactar no fomento da pesquisa da área na região.
Palavras-chave: Educação Física, Produção de Conhecimento, Paraíba.