65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Vitrine da Mata Atlântica
Daniel Ramos dos Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Everlon Souza Campos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Jadson Neres dos Santos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Diogo Antonio Queiroz Gomes - Prof. Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
INTRODUÇÃO:
Especialistas consideram o Brasil como detentor de alguns dos mais expressivos conjuntos de formações florestais, paisagens geográficas e recursos hídricos do mundo. A relevância da vasta biodiversidade do país reflete também a grande riqueza de espécies e, sobretudo, no fato de algumas serem raras ou endêmicas. Nesse contexto, o bioma denominado Mata Atlântica, estende-se por todo litoral brasileiro, ocorrendo em diferentes ambientes. Este foi o primeiro bioma a ser explorado pelos colonizadores, iniciando com a extração do pau-brasil, seguida pela cana-de-açúcar, mineração, café e industrialização. A Mata Atlântica possuía uma área que ocupava 12,97% do território nacional, atualmente restam apenas 7,3% de sua cobertura florestal original. (IBAMA, 2013)
Foram realizadas pesquisas de campo em Unidades de Conservação da Região, com ênfase no Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), pelo fato de fazer parte do entorno do campus, apresentar vasta biodiversidade e características marcantes do bioma na região. Logo, este projeto é importante porque o IF Baiano, através do campus Uruçuca deve assumir o seu papel de colaborador para as questões ambientais na região onde ele está inserido.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto tem por objetivo promover a educação ambiental difundindo informações sobre a Mata Atlântica na região sul da Bahia. Para tanto, foram elaboradas ferramentas para a promoção da educação ambiental a partir de informações baseadas na realidade regional.
MÉTODOS:
A metodologia adotada no projeto enquadra-se na modalidade pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos foram os seguintes:

• Revisão de literatura nas áreas de Meio Ambiente, Mata Atlântica, Conservação da Biodiversidade e Educação Ambiental.
• Visitas técnicas para a coleta de dados e realização de trilhas no Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC).
• Criação de um blog (www.vitrinedamata.blogspot.com)
• Adequação do aplicativo Google Earth ao projeto.
• Entrevista com o gestor do PESC no dia 31 de Outubro de 2012.
• Aplicação de uma enquete com frequentadores do PESC
Elaboração de ferramentas de educação ambiental sobre aspectos da Mata Atlântica no Sul da Bahia, a saber:
• Criação do jogo da memória contemplando dez conceitos básicos e imagens captadas pelos autores, relacionando imagem/conceito.
• Escolha de três paisagens que expressam as principais características da Mata Atlântica na região para fabricação de três jogos tipo “quebra-cabeças”.
• Utilização dos dez conceitos do jogo da memória para construção de jogo tipo “palavra-cruzada”.
• Produção de bonsai a partir de mudas doadas de espécies nativas da região (Jacarandá, Jatobá e Pau Brasil) para visualização pelos estudantes de espécies importantes e ameaçadas desse bioma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Uma enquete foi realizada com 49 frequentadores do PESC, partindo de uma amostra intencional, durante um evento no Parque, a fim de avaliar opiniões sobre esta Unidade de Conservação. O valor cênico da paisagem foi sinalizado por 93 % dos entrevistados, porém 59 % destacaram o acesso como um fator limitante para a visitação no PESC, ainda que 91 % tenham considerado que as instalações atualmente disponíveis sejam favoráveis. Isso revela a necessidade de serem ampliados os investimentos públicos em infraestrutura nesta região, implicando em condições mais favoráveis de acesso das pessoas a esse importante patrimônio natural e por consequência também contribuindo para a expansão do alcance das ações de educação ambiental na região.
No que se refere à elaboração dos jogos, foi observado a necessidade de utilizar uma linguagem acessível ao público para facilitar a compreensão e a fixação do conteúdo apresentado, possibilitando relacionar de forma interativa imagem/conceito.
CONCLUSÕES:
É importante que as pessoas possam conhecer e frequentar mais Unidades de Conservação como o Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), detentor de belos atrativos e uma “aula viva” de educação ambiental sobre Mata Atlântica. Dentre tantos aspectos, o decorrer deste trabalho também sinalizou a importância da prática do turismo de natureza para a educação ambiental, pois ao realizar trilhas interpretativas e visitas em ambiente naturais, foi possível vivenciar a real importância da conservação da biodiversidade bem como dos recursos hídricos. Sobretudo, durante a elaboração do material (jogos) ficou evidente a importância de planejar o formato gráfico para tornar a assimilação dos conceitos mais prazerosos, atrativos e interativos, além de uma linguagem acessível para que possa alcançar com sucesso seus objetivos didáticos.
Palavras-chave: Biodiversidade.